Notícias

100 anos do Rádio: primeiro melhor amigo nos lares alagoanos

Por Elisângela Costa em 04/09/2022 14:07:54

“Está entrando no ar a sua estação de rádio favorita”. A frase saudosista da Era de Ouro do Rádio era ouvida há 100 anos quando iniciava as primeiras transmissões. O veículo que já foi tido como morto, se adaptou aos novos tempos e celebra seu centenário no próximo dia 7 de setembro.

O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira.

Roquette Pinto, um médico que pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos, acompanhou tudo e, entusiasmado com as transmissões, convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que viria a ser a PRA-2.

A rádio só começou a operar, no entanto, em 30 de abril de 1923, com um transmissor doado pela Casa Pekan, de Buenos Aires, instalado na Escola Politécnica, na então capital federal.


Cantora Marlene Santos em um show na cidade de Matriz de Camaragibe em 1966 - Foto: Reprodução

Cantora Marlene Santos em um show na cidade de Matriz de Camaragibe em 1966 - Foto: Reprodução

Já a iniciativa, em Alagoas, aconteceu em 1925, quando Mário Marroquim, que viria a ser o primeiro Diretor Geral da Rádio Difusora, e um grupo de idealistas alagoanos instalaram a primeira emissora em Maceió, a Rádio Clube de Alagoas.

Os eletrotécnicos Jacques Mesquita e Luiz Gonzaga, no ano de 1933, fizeram funcionar uma pequena emissora, chamada Estação Experimental, na Rua Dois de Dezembro, Centro de Maceió, no primeiro andar da Farmácia Pasteur.



Mário Marroquim discursa na inauguração da Rádio Difusora em 16 de setembro de 1948

Mário Marroquim discursa na inauguração da Rádio Difusora em 16 de setembro de 1948

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois