Notícias

AL tem 4,3 mil casos confirmados e 7,7 mil suspeitos de dengue

Por Elisângela Costa em 30/04/2024 23:55:09

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta terça-feira (30), que foram notificados 7.747 casos suspeitos de dengue em Alagoas, dos quais 4.325 foram confirmados até a Semana Epidemiológica 17.

Em relação ao mesmo período do ano passado, as cidades contabilizaram 2.515 casos suspeitos, sendo 1.536 confirmados. O estado registrou três óbitos: Atalaia (1), Viçosa (1) e Porto de Pedras (1).

Atualmente, cinco óbitos estão sob investigação, procedentes dos municípios de Teotônio Vilela (1), Boca da Mata (1), Maceió (2) e São Luís do Quitunde (1).

O último registro de morte causada por complicações da dengue foi uma mulher de Porto de Pedras, segundo o Ministério da Saúde. Um total de três mortes em Alagoas.

No fim de março deste ano, o primeiro óbito por dengue foi confirmado em Alagoas, sendo na cidade de Atalaia. O segundo caso foi em 9 de abril, em Viçosa, na Zona da Mata alagoana.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido por via vetorial; pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas; por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e por transfusão de sangue, em casos raros.

Ainda segundo o MS, não existe necessidade da realização de exames específicos para o tratamento da doença, já que é baseado nas manifestações clínicas apresentadas. "No entanto, para apoiar o diagnóstico clínico existem disponíveis técnicas laboratoriais para identificação do vírus (até o 5° dia de início da doença) e pesquisa de anticorpos (a partir do 6° dia de início da doença)."


*Com Sesau


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois