Alagoas voltou a subir ao lugar mais alto do pódio com um alagoano multicampeão no karatê. É que Paulo Neto, que tem apenas 7 anos de idade, venceu o Troféu Brasil de Karatê Interestilos na categoria Kata, competição realizada entre os dias 20 e 21 deste mês de maio, em São Paulo-SP. E o pequeno grande atleta já começa a voltar as atenções para mais um desafio, o maior de sua trajetória no esporte até aqui: disputar e fazer bonito, agora, no exterior.
Paulinho, como é chamado por todos, é faixa verde e pratica o karatê desde os três anos de idade, tendo como referências os senseis Francisco Araújo e Edgard Lucena. Foi com o apoio de ambos que o karateca conquistou seu quinto título regional ao abocanhar mais um ouro na Copa Alagoana de Karatê, na categoria kata. Seria um prenúncio do que estava por vir pouco tempo depois.
É que, classificado para a 30ª edição do Troféu Brasil, Paulinho intensificou a rotina de treinamentos para mais uma vez surpreender a todos.
“Foi sem dúvida a competição mais difícil que o nosso pequeno samurai já disputou, visto que essa edição foi a que mais reuniu inscritos na faixa etária dos sete e oito anos, totalizando 76 competidores de várias regiões do país, o que só engrandece o resultado. Ele precisou de uma concentração extrema para se sagrar campeão. Teve toda a sua dedicação recompensada. Ele foi realmente incrível, o que só nos enche de orgulho”, recorda o pai Paulo Soares, acrescentando que, no kumitê (luta), o karateca não conseguiu chegar às finais, apesar de ter vencido quatro lutas seguidas, ficando a somente uma vitória de lutar por mais uma medalha.
E apesar de tamanha conquista, Paulinho ainda esbarra na falta de patrocínio, razão pelo qual seus pais resolveram criar uma vaquinha na internet. O objetivo é angariar o recurso necessário para a viagem até Dundee, na Escócia, palco do Mundial de Karatê Interestilos, que acontece entre os dias 09 e 18 do próximo mês de julho. Até lá, o karateca espera arrecadar algo em torno de R$ 40 mil, montante que cobriria os custos com passagens aéreas, transporte, hospedagem e alimentação.
“Ele conquistou a vaga no Mundial em setembro do ano passado, quando foi vice-campeão brasileiro no kata. Mas os custos para uma viagem até a Europa são muitos elevados e, por isso, resolvemos lançar essa campanha. Até hoje, as despesas com todas as competições que o Paulinho já disputou foram arcadas por nós, pela família”, reforça, esperançoso, o pai do atleta.
Para contribuir, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-campeonato-mundial-de-karate-paulo-soares-teixeira-filho. “Seguiremos lutando para que o Paulinho volte a representar Alagoas à altura, desta vez fora do nosso país”, emenda Paulo Soares.
*com Assessoria
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade