Notícias

Alagoas é o terceiro estado do Nordeste com maior número de casas danificadas por causas naturais

Por Elisângela Costa em 28/07/2023 01:32:54

O estado de Alagoas encontra-se em terceiro lugar na região com o maior número de casas danificadas por causas naturais, de acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado nesta quinta-feira (27).

Durante o período de 2013 a 2022, foram contabilizadas 60.094 residências afetadas por desastres como tempestades, inundações, alagamentos e enxurradas. Alagoas fica atrás de Pernambuco que aparece com 95.636 unidades habitacionais danificadas e destruídas. 

Ao longo dos últimos nove anos, Alagoas registrou um total de 257.105 pessoas, entre desabrigados e desalojados, em decorrência desses eventos climáticos. 

Desabrigados, somando 93.284 indivíduos, enfrentaram a perda de suas residências e tiveram que buscar abrigo temporário em abrigos públicos ou privados.

Por outro lado, 163.821 pessoas foram classificadas como desalojadas, o que significa que tiveram que deixar suas casas temporariamente devido a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra, incêndios ou outros eventos que colocaram suas vidas em risco.

A CNM reforça que investimentos em políticas de reordenamento territorial integrados à habitação e urbanização integrada e à redução de riscos de desastres reduzem os prejuízos sociais, as perdas de vidas e os impactos na economia e oportunizam melhores estratégias no enfrentamento da mudança do clima. 

“Considerando a tendência de aumento dos desastres apresentada, é fundamental uma política nacional de desenvolvimento urbano integrada com as agendas de redução de riscos de desastres, ambientais e de mudança do clima”, diz um trecho do estudo.

O estudo também diz que no Brasil, a questão da habitação é chave, uma vez que o alto déficit de moradia já existente somado às perdas descritas. “Além da ineficiência da política de habitação de interesse social em garantir o direito constitucional de moradia digna, potencializa os impactos dos desastres”.


Fonte: CadaMinuto


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois