Notícias

Alagoas investiga quatro casos de varíola dos macacos

Por Elisângela Costa em 29/07/2022 19:20:11

Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil, nesta sexta (29)

Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil, nesta sexta (29)

No dia em que o Brasil confirmou a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox), Alagoas registrou quatro casos suspeitos da doença, segundo a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Os pacientes deram entrada no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), em Maceió, referência no atendimento.

Por meio de nota, a UNCISAL informou que, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e fluxo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde, os pacientes foram submetidos a coleta de amostras pelo Lacen para investigação laboratorial.

Até o momento, "nenhum paciente avaliado necessitou de internação e estão aguardando os resultados dos exames em isolamento domiciliar."

Segundo informações confirmadas à Gazetaweb, por um profissional de saúde do estado, um dos pacientes é um homem, que teve o material biológico coletado e encaminhado para análise no laboratório da Fiocruz. Ele teria sido encaminhado ao Hospital Hélvio Auto na quarta-feira (27) e está sendo acompanhando pela equipe médica.

Nesta sexta (29), o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Trata-se de um homem de 41 anos, com graves problemas de imunidade, que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e morreu na quinta (28).

Ainda nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global para a varíola dos macacos.

Dados publicados pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (28) mostram que o Brasil registra 978 casos confirmados da varíola dos macacos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais , Paraná, Goiás , Bahia, Ceará , Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo , Pernambuco , Tocantins, Mato Grosso , Acre , Santa Catarina e no Distrito Federal.

Fonte: GazetaWeb

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois