Notícias

Alagoas pode ficar sem arroz devido às enchentes no RS; supermercados já limitam vendas

Por Elisângela Costa em 09/05/2024 22:49:32

As enchentes causadas no Rio Grande do Sul por conta das chuvas são uma calamidade afetou milhões de pessoas, podendo impactar também na economia nacional e alagoana. Isto é devido ao estado ser o maior produtor de arroz do país, com 70% da produção, o que causa preocupações em relação ao abastecimento do alimento em outras regiões brasileiras.

Grandes redes de supermercado em Maceió começaram a tomar precauções contra a possível falta de arroz nesta quinta (9). Em cartaz visto dentro do Atacadão, apenas dez fardos estão disponíveis para compra por cliente. Já um comunicado circulando nas redes sociais dão conta de que o Unicompra limitou suas vendas a 5 unidades por CPF.


Em aviso no estabelecimento, o Palato informa que limitou suas vendas a três unidades por CPF em razão de uma possível falta de abastecimento.

Apesar destas precauções tomadas pelos supermercados, a Associação dos Supermercados de Alagoas e a Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) afirmam que não deve haver falta do alimento nas prateleiras, visto que o arroz já colhido no estado é o suficiente para abastecer o país.

O Governo Federal também está tomando precauções para evitar aumento do preço no arroz, com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pronta para importar um milhão de toneladas do produto caso seja necessário. A venda do arroz importado deve ser realizada apenas para pequenos mercados em periferias longes da cidade, para não prejudicar a relação entre os produtores de arroz brasileiros e os atacadistas, seus principais clientes.

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois