O Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central), decidiu nesta quarta-feira (2) cortar em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros da economia brasileira, que passou para R$ 13,25% ao ano. É o primeiro corte, após três anos, da taxa Selic, que estava estacionada em 13,75% desde agosto do ano passado.
Em um comunicado após a reunião, o Copom afirma que avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,5%, mas considerou ser apropriado adotar o ritmo de queda de 0,5 ponto percentual, por causa da melhora do quadro inflacionário.
"Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", informa o comitê.
Após essa primeira baixa, esse movimento de queda com novos recuos esperados nos meses de setembro (0,5 ponto), novembro (0,5) e dezembro (0,5), se confirmado, levará a Selic a 11,75% ao ano na entrada de 2024.
Fonte: R7
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade