Terça-Feira, 03 de Dezembro de 2024

Notícias

ASA vence dérbi contra Cruzeiro e volta ao G4 do grupo na Série D: 2x0

Por Elisângela Costa em 09/07/2023 20:09:53

Neste domingo (9), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, os torcedores presenciaram um Dérbi Arapiraquense com caráter de final. Em jogo pela 12ª rodada da Série D, o ASA venceu o Cruzeiro, por 2 a 0, e ganhou uma sobrevida na busca pela classificação, enquanto o Estrelado ficou em uma situação delicada.

O embate foi super animado e teve um gol em cada tempo. De pênalti, Júnior Viçosa abriu o placar na primeira etapa. Já no segundo tempo, Everton Heleno fechou o placar. Além disso, Edmar Sucuri foi determinante, com grandes defesas.

O resultado mudou muitas coisas na tabela de classificação. O Fantasma saltou do sexto lugar e agora é o terceiro colocado, dependendo apenas de si para conseguir a classificação para a 2ª fase. Já o Cruzeiro é o novo dono da lanterninha. Com 12 pontos, o Urso é o 8º colocado e a classificação fica muito mais difícil.

Semana que vem, a dupla terá duros desafios em busca do sonho da classificação para o mata-mata. As equipes entrarão em campo pela penúltima rodada da fase de grupos. O ASA joga no dia 15, sábado, às 17h, visitando o Bahia de Feira na Arena Cajueiro. Domingo, dia 16, o Cruzeiro recebe o Retrô, no Coaracy da Mata Fonseca, às 16h.

PRIMEIRO TEMPO

O confronto começou com tudo no Fumeirão. O ASA foi o primeiro a atacar, mas perdeu a posse na hora de finalizar. Com isso, logo com 1min, Aurélio armou um lindo contra-ataque e chutou firme para a defesa de Sucuri. A bola sobrou livre para Victor Paraíba, que foi displicente e acabou isolando uma finalização simples.

Com 11min, o Alvinegro tentou ser mais insinuante. Everton Heleno arriscou de fora e Jerfesson segurou bem. Com 14 minutos, quase saiu o primeiro. Thallyson fez o corte e bateu colocadinho no ângulo. Mas o lateral alvinegro não contava com a defesaça do goleiro Jerfesson.

Quem também trabalhou bastante foi Sucuri, que aos 25min precisou se esticar todo. A jogada cruzeirense veio pelo lado esquerdo e Victor Paraíba dessa vez finalizou bem, para a defesa do arqueiro alvinegro. A partida estava bem animada e parecia questão de tempo para sair um gol.

Com 29 minutos, a bola pingou na área estrelada, pelo lado esquerdo. Didira dominou bem e finalizaria, mas foi derrubado na área por Neilson: pênalti marcado. A torcida incendiou o Fumeirão. Quem foi para a cobrança foi Júnior Viçosa, que tirou de Jerfesson e colocou do lado direito do gol: 1 a 0.

Foi o primeiro gol de Viçosa, após quase um ano parado. Porém, dois minutinhos após marcar, Viçosa pediu para sair, depois de sentir um problema muscular na coxa. Precisando pontuar, o Cruzeiro se atirou. Com 37min, assustou novamente, em lance aéreo, mas Sucuri fez mais uma boa defesa.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Cruzeiro persistiu em busca do empate, porém, teve dificuldades. O Alvinegro esteve mais centrado, controlando bem as ações. Aos 50min, o primeiro tempo foi encerrado, com a vantagem do Fantasma.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final também começou animada. Zé Wilson já tentou finalização aos 50 segundos, mas o chute foi fraco. Porém, o Alvinegro não parou de tentar. Em jogada pelo lado esquerdo, Tito fez muito bem o pivô e encontrou Everton Heleno dentro da área. O camisa 8 chegou como fator surpresa, dominou e tocou para o fundo das redes, aos 4 minutos: 2 a 0 para o ASA.

O Fantasma ficou bem mais tranquilo com o placar ampliado. O Cruzeiro, entretanto, ainda foi atrás do resultado do jeito que dava. Um fator que pesou para as equipes foi a forte chuva que começou a cair em Arapiraca, por volta dos 15 minutos. Em condições ruins, o campo também não ajudou o andamento da partida.

Adriano Cabeça resolveu mexer na equipe, abrindo mão de um volante e acionando outro atacante. Aos 21 minutos, Neilson cruzou a bola na grande área e Wallace acertou o cabeceio no gol. Porém, Sucuri mais uma vez foi determinante para salvar o Gigante.

Apesar de muito tentar, o Cruzeiro passou a ficar muito afobado na partida. As chances já não eram frequentes e a equipe cometia faltas bobas. O Estrelado ainda teve uma chance com Wallace aos 44 minutos, mas não achou o gol.

O minutos finais foram mais protocolares. O Gigante controlou bem a bola e não deu chances para o Estrelado. A arbitragem deu 9min de acréscimos, mas nada de o Cruzeiro aproveitar. A bola rolou até aos 54 minutos, quando o apito final soou, garantindo a vitória do ASA.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro - Jerfesson; Neilson, Alex, Jair Amaral e Miguel; Batata (Daniel Alagoano), Celestino e Aurélio; Victor Paraíba (João Victor), Pablo Pardal (Thoni Moura) e Wallace. Técnico: Adriano Cabeça.

ASA - Edmar Sucuri; Jonathan Bocão, Gilberto Alemão (Gabriel), Cris Lucca e Thallyson; Zé Wilson, Lídio, Everton Heleno (Marquinhos) e Didira (Esquerdinha); Vitinho (Cristiano Robert) e Júnior Viçosa (Tito). Técnico: Celso Teixeira.

Gols - Júnior Viçosa (ASA - 31'/1T), Everton Heleno (ASA - 4'/2T)

Cartões amarelos - Celso Teixeira (ASA), Pablo Pardal (Cruzeiro), Tito (ASA), Zé Wilson (ASA), João Victor (Cruzeiro)

Árbitro - Ranilton Oliveira de Sousa (CBF/MA)

Assistentes - Pedro Jorge Santos de Araújo (CBF/AL) e Wellington Thiago de Almeida Fontes Nascimento (CBF/AL)

Quarto árbitro - Márcio dos Santos Oliveira (CBF/AL)


Fonte: Gazeta


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois