A primeira rodada da Série D não poderia ser melhor para o ASA. Na tarde deste domingo (7), o Gigante foi encarar um páreo duro no Estádio Valfredão, interior da Bahia, contra o Jacuipense, pelo Grupo A4 do torneio. Mesmo com a força do clube baiano, o Fantasma não se intimidou e venceu, por 2 a 1, com dois gols do volante Marquinhos.
Todos os gols saíram na primeira etapa. Robinho ainda diminuiu para o Leão. Com o resultado, o ASA já se colocou entre os quatro melhores do seu grupo. O clube arapiraquense é o segundo colocado, com três pontos, apenas atrás do Bahia de Feira. Enquanto isso, o Jacupa foi direto para a sexta posição, zerado.
Semana que vem, o Gigante terá seu primeiro jogo no Coaracy da Mata, nesta Série D. No sábado, dia 13, o Fantasma encara o líder Bahia de Feira, às 17 horas. Já o Jacupa terá um dia a mais de descanso, pois só entra em campo no domingo (14), às 17 horas, contra o Sergipe, fora de casa. Contudo, o estádio que vai receber a partida ainda não foi definido oficialmente.
PRIMEIRO TEMPO
A ansiedade era grande dos dois lados, mas quando a bola rolou, os times foram para cima. Logo com 1min, o Jacupa teve uma chance boa. Renan errou na saída e Wesley Popó experimentou de fora. A bola passou pertinho da trave, mas foi pela linha de fundo. O ASA, porém, respondeu, com 11min. Lúcio Maranhão avançou em velocidade, invadiu a área e chutou bem, para a defesa de Marcelo.
A parte boa foi que a pressão seguiu, e o Fantasma aproveitou. Anderson Feijão fez um lindo cruzamento na grande área e o volante Marquinhos apareceu no meio da confusão para acertar um lindo cabeceio, abrindo o placar no Valfredão: 1 a 0 para o ASA.
O Jacupa se atirou para buscar o empate e, aos 15min, ele quase veio. Thiaguinho foi lançado na esquerda e saiu na cara de Renan. O atacante chutou colocado e o arqueiro alvinegro tirou com as pontas dos dedos. O jogo seguiu bem disputado, mas o Alvinegro estava bem estruturado taticamente.
Com 22 minutos, o balde de água fria gelou os baianos. Em nova boa jogada pela esquerda, Joãozinho deixou Lúcio Maranhão na cara do gol. O centroavante driblou Marcelo e tocou para Marquinhos só empurrar para o gol vazio, ampliando a vantagem arapiraquense para 2 a 0.
A desvantagem maior deixou a situação do Leão ainda mais difícil. Com 32min, pelo menos, veio o alento. Após roubada de bola no meio campo, a redonda foi cruzada para Robinho, no lado esquerdo da área. O atacante foi veloz e deu um chute colocado para diminuir o placar para o Jacupa: 2 a 1. E assim terminou o movimentado primeiro tempo, com a vantagem alvinegra.
ASA foi para o intervalo com uma boa vantagem - Foto: Ascom/Jacuipense
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou animado, mas aos 5min uma situação preocupou todos. Após um choque de cabeça em um lance aéreo, o zagueiro Victor Pereira teve um corte feio na região do supercílio e precisou ser atendido. Por volta de dois minutos depois, o defensor voltou para o gramado usando uma touca, seguindo na partida.
O Jacuipense criou as melhores chances nos primeiros minutos, mas sem assustar o goleiro Renan Rinaldi. Com a vitória parcial, Paulo Roberto Santos mudou algumas peças para reforçar a marcação. Já na metade da etapa final, o Jacupa seguiu pressionando, todavia, encontrava dificuldades para assustar. Com 29min, Kanu arriscou de cabeça e errou o alvo.
Nos minutos finais, o ASA recuou quase que totalmente, só para conseguir segurar o resultado. Os mandantes, por outro lado, tentaram de todas as maneiras, mas tinham problemas para achar espaço. A maior solução foram as jogadas aéreas, quase todas tiradas pela defensiva arapiraquense.
Com 46 minutos, quase saiu o empate. Jeferson fez uma linda jogada, cortou dois e tocou para Thiaguinho, na pequena área. Mas, faltou mira e o atacante mandou para fora, de maneira surpreendente. Parecia que não era o dia do Jacupa. Com 52min, finalmente o apito final soou, garantindo a vitória arapiraquense.
FICHA TÉCNICA
Jacuipense - Marcelo; Raphinha, Kanu, Weverton e Eric; Fábio Bahia, Pablo (Jeferson) e Eudair; Thiaguinho, Robinho (William) e Wesley Popó. Técnico: Jonilson Velosa.
ASA - Renan Rinaldi; Iranilson (Cristiano Robert), Cris Lucca, Victor Pereira e Foguinho; Zé Wilson (Fidelis), Marquinhos e Anderson Feijão (Didira); Joãozinho (Dudu), Vitinho e Lúcio Maranhão (Tito). Técnico: Paulo Roberto Santos .
Gols - Marquinhos (ASA - 12'/1T e 22'/1T), Robinho (JAC - 32'/1T)
Cartões amarelos - Renan Rinaldi (ASA), Anderson Feijão (ASA), Joãozinho (ASA)
Árbitro - Deborah Cecilia Cruz Correia (Fifa/PE)
Assistentes - Marcus Vinicius Ferreira de Souza (CBF/BA) e Wesley Silva Santos (CBF/BA)
Quarto árbitro - Moisés Ferreira Simão (CBF/BA)
Fonte: GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade