Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Notícias

ASA vence o Sergipe e conquista classificação heroica na Série D: 2 a 0

Por Elisângela Costa em 21/07/2024 20:41:00

O ASA está classificado para a 2ª fase da Série D 2024. Em uma partida com roteiro de cinema e momentos de melancolia, o Alvinegro superou o Sergipe por 2x0, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, neste domingo (21). A equipe da casa marcou com Didira e Flávio Souza para definir o resultado.

A vitória só seria suficiente para a classificação caso CSE ou Jacuipense não conseguissem seus resultados. O Jacupa bateu Petrolina por 3x0 e foi justamente o Tricolorido quem vacilou e perdeu por 2x1. Assim, o Fantasma avançou por ter um gol de saldo a mais do que seu rival.

O ASA terminou a fase de grupos na 4ª colocação, com 21 pontos e um gol de saldo. O Sergipe ficou como lanterna, com apenas nove pontos conquistados.

Com o fim da fase de grupos da Série D, o adversário do Fantasma para o mata-mata está definido. Mais uma vez, a equipe arapiraquense irá encarar um paraibano: o Treze, que liderou o Grupo A3 com sobras. As partidas serão em ida e volta, com o primeiro jogo sendo em Arapiraca, e a volta em Campina Grande.

O Gipão, por outro lado, se despede oficialmente da temporada, com o vice-campeonato sergipano e uma decepção no Nacional.


1º TEMPO

O ASA começou em cima, devido a necessidade do resultado. Contudo, aos 5min, Reny Max chutou de fora e trouxe dificuldades para Pianissolla. Na sequência, aos 6min, Didira cruzou do lado esquerdo e Keliton cabeceou forte para uma bela defesa de Igor Leonardo. Enquanto o Alvinegro buscava o gol, chegou a notícia de que o Retrô abria o placar contra o CSE, trazendo novo ânimo.

Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Roni Lobo foi pelo alto, mas errou a mira. A pressão seguiu, mas deixou lacunas na defensiva alvinegra, onde o Sergipe tentou criar. Com 27 minutos, após demorar a chegar no ataque, Viçosa foi lançado em profundidade pelo lado esquerdo e bateu firme, mas foi travado.

Aos 31 minutos, nova chance para o ASA. O cruzamento veio com Paulinho, pela direita, mas João Cabral cabeceou no chão e perdeu. Enquanto isso, em Pernambuco o Retrô abriu 2x0 contra o CSE. Com 36, em novo lance de nervosismo, o Alvinegro perdeu a posse. Reny Max experimentou de fora e Pianissolla segurou.

Nos minutos finais, houve muita disputa de bola. Com a dependência de um gol para avançar, chegou a notícia aos 40min do gol do Jacuipense, que era ruim para o ASA.

O Alvinegro persistiu. Com 43 minutos, Paulinho cruzou na área. A defesa do Sergipe cortou mal e Wescley ajeitou para Júnior Viçosa, que escorou de cabeça para Didira abrir o placar no Fumeirão. O gol colocou o ASA momentaneamente dentro do G4, devido a derrota parcial do CSE.

O apito final do primeiro tempo em Arapiraca soou aos 49min. Contudo, em Pernambuco o CSE diminuiu e o ASA foi para o intervalo na 5ª posição do grupo, pelo número de gols marcados.


2º TEMPO

O ASA voltou sem alterações, mas sabendo da necessidade de aumentar seu saldo para ter chances de classificação. Porém, quem assustou foi o Gipão. A zaga errou e Mardley tocou na saída de Pianissolla, que desviou e fez a bola bater na trave. A primeira boa chance alvinegra aconteceu aos 8min, quando Didira roubou a bola e lançou para Keliton, que ficou perto de marcar o segundo.

Com 12min, Roni Lobo entregou a bola nos pés do Gipão. Manu avançou em velocidade, mas não teve o capricho de empatar. Com 15 minutos, Keliton bateu cruzado e a bola foi perigosamente para fora. Aos 17, quem tentou foi Colina, que dominou e arriscou da entrada para área, por cima do travessão.

O tempo foi passando e o nervosismo arapiraquense só aumentou, pois necessitava de mais um gol ou de um terceiro do Retrô.

A jogada fatal ocorreu com 30 minutos. Didira mandou bola no ataque. Keliton fez linda jogada individual, para vencer a marcação e mandou cruzamento para Wescley chegar batendo. Igor defendeu bem, mas deu rebote e o próprio camisa 20 colocou para o fundo das redes: 2 a 0, e festa decretada em Arapiraca.

O gol era suficiente para a classificação alvinegra, mas havia a necessidade de o CSE seguir perdendo para o Retrô. Com o resultado na mão, o ASA continuou buscando mais gols. Aos 38min, após Keliton avançar bem pelo lado direito, houve falta dura e Fabrício foi expulso pelo segundo amarelo.

A situação deixou o Alvinegro confortável, já que os resultados colaboravam. A arbitragem indicou cinco minutos de acréscimos, onde o ASA manteve o resultado.

Porém, mesmo após o apito final, os alvinegros precisaram aguardar cinco minutos de agonia, acompanhando Retrô x CSE, pois o Tricolorido avançaria em caso de empate. Mas lá não mudou. Fim de papo na rodada e ASA classificado.


FICHA TÉCNICA

ASA - Bruno Pianissolla; Paulinho, Hitalo Rogério, Roni Lobo (Jan Pieter) e Gabriel Feliciano; Colina (Zé Wilson), Wescley e Didira; Keliton, João Cabral (Flávio Souza) e Júnior Viçosa (Anderson Feijão). Técnico: Ranielle Ribeiro.

Sergipe - Igor Leonardo; Felipinho (Diego), Fabrício, André Penalva e Gilvan (Rafa); Diego Aragão, Mardley e Ronan (Natan); Manu (Luiz Cláudio), Reny Max (Everson) e Arthur Santos.

Gols - Didira (ASA - 43'/1T), Wescley (ASA - 31'/2T)

Cartões amarelos - Paulinho (ASA), André Penalva (SER), Bruno Pianissolla (ASA), Manu (SER), Mardley (SER), Fabrício (SER), Reny Max (SER), Josa (SER)

Cartões vermelhos - Fabrício (SER)

Árbitro - Luiz Paulo da Silva Aniceto (CBF/DF)

Assistentes - Wellington Thiago de Almeida Fontes Nascimento (CBF/AL) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (CBF/AL)

Quarto árbitro - Felype Wanderley Tenorio Uruba (CBF/AL)


Fonte: GazetaWeb


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois