Notícias

Bastidores do CSE: Com destituições anunciadas, situação deve ser levada a Justiça, FAF e CBF, confirma advogado.

Por Elisângela Costa em 11/04/2025 21:02:03

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A noite da quinta-feira (10) foi bastante movimentada no CSE, resultando no fato inédito de destituições anunciadas pelas duas partes envolvidas.

Na Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo presidente do Conselho Deliberativo Ibson Melo, foi anunciado que o presidente executivo José Barbosa da Silva foi afastado temporariamente pelo prazo de 60 dias.

Segundo a Nota publicada no Instagram oficial do clube, a justificativa é “para que cumpra exigências em face das supostas irregularidades cometidas, dentre elas a inconsistências na prestação de contas apresentada e o bloqueio das permissões bancárias do Vice-Presidente Financeiro, as quais estão sendo devidamente apuradas". Assume temporariamente o cargo de Presidente a Sra. Mikaelle Marques da Luz Monteiro.

Desdobramentos

Porém, alguns ex-dirigentes e conselheiros fundadores do clube não tiveram acesso a Assembleia. Eles estavam acompanhados de um Tabelião e do advogado Zenicio Neto.  Na ocasião, José Barbosa disse que teria direito ao acesso, mas optou por não entrar em solidariedade aos demais.

O advogado Zenicio Neto leu um documento – no qual José Barbosa da Silva afirma: “venho, na qualidade de presidente do CSE, manifestar minha impugnação à última assembleia realizada, a qual, de forma totalmente arbitrária e irregular, elegeu o senhor Ibson Melo como presidente do Conselho Deliberativo do clube”.

O manifesto cita o Art.8º do Estatuto Social do CSE que determina: “o sócio do CSE não poderá ser empregado do clube”. Em seguida, é citado que Ibson Melo é atleta do clube, recebe remuneração e, portanto, “estaria legalmente impedido de ser sócio e, consequentemente, de exercer qualquer cargo eletivo”.

O documento ainda cita outras questões consideradas irregulares. “Conforme o Art.26 do estatuto, a convocação da Assembleia Geral deve partir da presidência do clube. No entanto, em nenhum momento autorizei ou convoquei tal reunião, o que a torna inteiramente inválida”, afirma José Barbosa.

O que diz a defesa de José Barbosa

O advogado Zenicio Neto, representante de José Barbosa, na manhã desta sexta-feira (11), informou que será registrada em Ata o ocorrido de ontem.

Quando perguntado se o grupo acionaria a Justiça, ele foi claro: “Isso mesmo, bem como a Federação e a CBF”.


*Por Claudio Barbosa

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois