Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Notícias

Bola de Ouro: final da Eurocopa é 'xeque-mate' de Bellingham contra Vini Jr? Compare temporadas

Por Elisângela Costa em 13/07/2024 10:20:16

A Inglaterra pode encerrar um jejum de títulos que se arrasta desde 1966 no duelo final da Eurocopa contra a Espanha, neste domingo. Além de uma conquista inédita para o capitão inglês, Harry Kane, uma eventual vitória sobre Lamine Yamal e companhia na Alemanha pode pavimentar o caminho para outro astro da equipe, Jude Bellingham, atingir um feito pessoal: a Bola de Ouro.

A Inglaterra se classificou para as quartas-de-final da Eurocopa com uma vitória dramática, de virada, sobre a Eslováquia, graças a um gol de bicicleta do jogador do Real Madrid, já nos acréscimos do segundo tempo (Kane fez o 2 a 1 na prorrogação). O desempenho naquele jogo reforçou a posição de Bellingham como um dos favoritos ao título de melhor do mundo, ao lado de Vinícius Jr e Tony Kroos, seus colegas de Real Madrid, campeão de La Liga e da Liga dos Campeões na temporada.

Vini Jr despontou na corrida ao marcar gol na final da Liga dos Campeões, mas, suspenso por cartão amarelo, viu de fora do gramado o Brasil ser eliminado pelo Uruguai nas quartas-de-final da Copa América. Já a Alemanha de Tony Kroos, agora aposentado, caiu para a Espanha, também nas quartas. A imprensa esportiva espanhola afirma que a final da Inglaterra é o "xeque-mate" de Bellingham.


Quem é Bellingham?

O astro inglês completou 21 anos na véspera da partida contra a Eslováquia. Apesar da pouca idade, o meio-campista é destaque no futebol desde que era criança, ainda na base do Birmingham City. Ele estreou no time sub-18 aos 14 anos e passou pelas seleções de base da Inglaterra.

Bellingham acumula marcos no esporte: foi o atleta mais jovem a defender o time principal do Birmingham (com 16 anos e 38 dias, contra o Portsmouth, pela Copa da Liga Inglesa). Menos de um mês depois, foi o mais novo a marcar pelo clube, sobre o Stoke City, pela segunda divisão inglesa.

Virou titular da equipe inglesa e chamou a atenção de um gigante europeu acostumado a revelar joias para o mundo: o Borussia Dortmund. Na equipe alemã, a partir de 2020, o meia então com 17 anos se tornou uma estrela. Com Jadon Sancho e Erling Haaland, conquistou a Copa da Alemanha naquela temporada e assumiu a liderança técnica do time depois que os dois colegas se transferiram. Foi vice-campeão alemão e terminou eleito o melhor jogador do campeonato.

O desempenho de Bellingham atraiu o interesse de gigantes europeus, como Chelsea, Liverpool e Real Madrid. O jogador decidiu se transferir para o clube espanhol — pelo valor de 103 milhões de euros (R$ 543 milhões, na época). Ele assumiu a camisa 5, de Zinédine Zidane, e logo mostrou que valeu o investimento. No primeiro mês na Espanha, ganhou o troféu de melhor jogador do Campeonato Espanhol. O craque inglês ajudou os merengues a conquistarem o 15º título da Liga dos Campeões contra o seu ex-time, o Borussia, em junho passado.

Na seleção inglesa, embora seja questionado por não demonstrar um futebol no mesmo nível que o faz no Real Madrid, Bellingham também é ídolo. Participou da Eurocopa de 2020 e foi titular na Copa do Mundo de 2022. Aliás, tornou-se o primeiro jogador nascido no século XXI a marcar um gol em uma Copa do Mundo.

Bellingham é irmão da joia Jobe Bellingham, alvo de disputa entre tradicionais clubes da Premier League. O Sunderland, onde Jobe joga atualmente, espera arrecadar mais de 20 milhões de libras esterlinas com uma eventual negociação da joia inglesa.


Bellingham ou Vini Jr? Compare desempenhos na temporada

O Real Madrid-ESP conquistou seu 15º título da Liga dos Campeões, contra o Borussia Dortmund-ALE. O clube já havia conquistado o Campeonato Espanhol e selou a temporada quase perfeita com o troféu da competição europeia. A equipe de Carlo Ancelotti se debruçou nos seus dois grandes destaques para atingir o sucesso: Jude Bellingham e Vini Jr.

Os dois jovens lideraram a parte ofensiva do time merengue e foram essenciais para os resultados obtidos, no decorrer da temporada. Apesar de se completarem, eles tiveram momentos distintos de destaque. Bellingham foi o grande nome da equipe na primeira metade, e Vini Jr na última.

Com a conquista da Liga dos Campeões, o inglês e o brasileiro são fortes candidatos a ficar com a Bola de Ouro.

Na primeira parte da temporada, Bellingham foi o grande destaque do Real Madrid. Recém chegado no clube, o meia não sentiu o peso da camisa e desandou a participar diretamente dos gols. No Borussia Dortmund, sua última equipe, ele não tinha essa característica de jogar mais perto da área adversária. Em poucos meses no clube espanhol, a joia inglesa já justificou o investimento de 103 milhões de euros (R$ 543 milhões à época) mais 30% do preço fixo em variáveis.

Com a saída de Benzema, Vini Jr tinha o status de grande nome do sistema ofensivo da equipe. Sem um começo arrasador, a temporada do brasileiro foi interrompida por uma lesão, que o tirou dos gramados por cerca de dois meses. Após o retorno do departamento médico, o camisa 11 demonstrou o porque de ser considerado um dos craques do time. Os seus meses seguintes foram de muitos gols, assistências e atuações decisivas.

Os dois destaques ofensivos do Real Madrid tem números parecidos na temporada: Bellingham marcou 24 vezes e deu 12 assistências, enquanto Vini Jr fez 23 e deu 10 passes para gol. O inglês disputou 44 partidas na temporada, apenas uma a mais que o brasileiro.

Na briga pela Bola de Ouro, os jovens representam a nova grande geração da equipe de Madrid. Com boa parte do grupo pentacampeão da Liga dos Campeões já fora do Real, Bellingham e Vini jr escrevem novos roteiros vencedoras do clube e as suas próprias na História do futebol.


Fonte: O Globo

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois