A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) já estão monitorando o rio Jacuípe, que além da cidade de Jacuípe, o rio passa pelos municípios de Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Campestre e o rio Camaragibe, que nasce em União dos Palmares e a foz fica em Passo do Camaragibe, que seguem com o nível das águas subindo, mesmo com o fim das chuvas. Já são 150 pessoas desabrigadas e desalojadas em Alagoas, nas cidades de Maceió, Rio Largo e Coruripe. A previsão é que a partir desta quinta-feira 25, volte a chover no Esstado.
Como forma de prevenção, as equipes dos dois órgãos orientam que a população dessas regiões procure locais mais seguros enquanto a situação se normaliza. O chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil, capitão Douglas, informou que lâminas de água do rio Jacuípe invadiram parte do quintal de 15 casas próximas. “Neste caso, pedimos que os moradores deixem suas casas e procurem apoio junto à Coordenadoria Municipal da Defesa Civil da região ou busquem ajuda de familiares para encontrar um local seguro e aguardar que o nível das águas do rio se normalize”.
Ainda em relação ao aumento do nível do rio Jacuípe, o capitão Douglas disse que às equipes da Defesa Civil e da Semarh monitoram a situação, pois considera o fato como estranho, uma vez que as chuvas cessaram. “Não estamos entendendo o motivo de as águas do rio Jacuípe estarem subindo. Por isso estamos em alerta e com equipes já no local monitorando o rio, buscando, na análise dos dados, garantir a proteção da população local”, ressaltou.
Fonte: Tribuna do Sertão
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade