As fortes chuvas que caíram em Maceió e no interior do Estado, na quinta-feira (4), já devem perder força nesta sexta-feira (5). O tempo firme deve se prolongar ainda no final de semana. É o que aponta previsão da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semarh).
Segundo o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinícius Pinho, apesar de ter havido uma previsão de chuvas para esta quinta-feira no estado, os meteorologistas esperavam que os níveis pluviométricos fossem fracos ou moderados.
Não foi o que aconteceu. Segundo ele, a intensidade das chuvas que caíram hoje nas cidades alagoanas tiveram influência de um fenômeno chamado Cavado.
"É uma área de intensificação que o sistema de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nebulosidade. Associado a isso, estávamos com forte calor e a temperatura do oceano próxima da costa muito elevada. Tudo isso somou e fez com que chovesse muito acima do esperado", afirmou ou Vinícius Pinho.
Segundo a Semarh, Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, registrou 130 mm de chuvas em 12 horas, sendo uma das cidades do Estado onde houve maior volume de águas pluviais. Em Piranhas, o volume foi de 63 mm em uma hora. Na capital, choveu 63 mm nas últimas 24 horas.
Algumas cidades de Alagoas registraram transtornos em decorrência das chuvas, a exemplo de alagamentos e deslizamentos de barreiras. Japaratinga foi uma delas. Um trecho da AL-101 Norte ficou interditado após a queda de uma barreira. A rodovia ficou coberta por barro. Um motorista que trafegava por ela relatou que um carro colidiu com um caminhão no local.
De acordo com Vinícius Pinho, a boa notícia é que as chuvas estão se dissipando. "Já perdeu força e a nossa expectativa é que essa noite e a partir de amanhã [sexta] o tempo fique bem mais firme. Amanhã já deve aparecer um pouco mais de sol em todo o estado, tempo mais seco, mais firme com temperaturas em elevação.
No Agreste e Sertão, as chuvas continuam na sexta, mas não com a mesma intensidade que ocorreram nesta quinta, afirma o meteorologista. "Nas outras regiões, tempo mais seco e firme no final de semana", afirma Pinho.
A Defesa Civil do Estado afirma que está acompanhando a movimentação das chuvas, estando em contato com a Defesa Civil de Pernambuco, já que parte das chuvas vem do estado vizinho.
"Queremos tranquilizar a população. Não temos riscos para amanhã com pontos de alagamentos, temos chuvas numa intensidade bem menor. É importante passar essa informação para que a população fique bem tranquila, possa se deslocar em todo o estado de Alagoas, porque teremos um dia bem melhor do que hoje", afirma o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés.
Quanto aos rios, ele diz que não há riscos de transbordamentos. "Está tudo dentro da normalidade, dentro da calha, a chuva chegou com intensidade, mas amanhã esperamos e acreditamos nessa previsão de que teremos chuvas bem abaixo da média como foi hoje", conclui o coordenador.
Previsão do tempo
No Litoral, zona da mata e Baixo São francisco, possibilidade de chuvas fracas e rápidas de manhã e à noite. As temperaturas variam entre 23 e 32 graus. No Agreste sol entre nuvens, com máxima de 37 graus. Em Maceió, chuvas passageiras nas primeiras horas do dia, e à noite, mínima de 23 e máxima de 32 graus.
*Com Semarh
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade