O volume de chuvas em Alagoas, nas últimas 48 horas, é cerca de 60% do que estava previsto para todo mês de maio. As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que registrou um acumulado de chuvas de 150 mm em diversas partes do estado.
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, o volume de chuvas esperado para o mês de maio é de 260 mm. Em Maceió, por exemplo, já choveu 85 mm nas últimas 24 horas.
De acordo com o aviso meteorológico da Semarh, a atuação de um cavado em altos e médios níveis da atmosfera, ainda associado a condições de bloqueio atmosférico sobre áreas oceânicas adjacentes, continua favorável ao aumento da nebulosidade nos baixos níveis da atmosfera, no setor leste da Região Nordeste.
"A persistência destas condições atmosféricas favorece o aumento dos acumulados de chuva, especialmente entre o leste de Pernambuco e o Recôncavo baiano nas próximas 72 horas. Atenção especial para a metade norte das regiões ambientais do Litoral e Zona da Mata do Estado de Alagoas", diz o alerta emitido pelo órgão na tarde deste domingo (21).
Ainda de acordo com o alerta, que tem vigência até esta segunda-feira (22), há risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos rios e riachos, bem como eleva-se o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Também podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
A Semarh informa ainda que até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.
*com Semarh
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade