Notícias

Com apenas 164 bolsas de sangue, Hemoal enfrenta situação crítica e pede doações

Por Elisângela Costa em 14/01/2025 08:24:34

Estoque baixo de sangue compromete o atendimento de emergências, cirurgias e pacientes que dependem de transfusões regulares. Foto: Brunno Afonso / Ascom Sesau

Estoque baixo de sangue compromete o atendimento de emergências, cirurgias e pacientes que dependem de transfusões regulares. Foto: Brunno Afonso / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está enfrentando uma situação crítica, com apenas 164 bolsas de sangue em estoque, número insuficiente para atender à demanda. A situação compromete o atendimento de emergências, cirurgias e pacientes que dependem de transfusões regulares

De acordo com a assistente social do Hemoal, Natasha Souza, o estoque mínimo ideal é de 500 bolsas de sangue. Ela faz um apelo à população alagoana para que se mobilize e se torne doadora voluntária.

“Precisamos com urgência de doadores de todos os tipos sanguíneos, pois apesar de todos os esforços realizados, como campanhas de conscientização, coletas externas e a ampliação de horários de atendimento, o estoque de sangue continua em níveis críticos. Venham, compareçam ao Hemoal, passe pelas triagens e ajude nesse momento a salvar a vida de um ser humano que precisa de você!”, pediu Natasha.

Os postos de coleta do Hemoal estão localizados tanto na capital quanto no interior do Estado, para doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Além disso, o candidato à doação não pode ter histórico de doenças como Chagas, Aids, sífilis, nem ter contraído hepatite após os 11 anos.

“Caso o candidato à doação de sangue tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. É exigido ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e, nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue, é proibido consumir bebidas alcoólicas”, explica a assistente social.

Em Maceió, os voluntários podem comparecer às unidades do Trapiche ou da Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Unidade Farol, no Hospital Veredas, atende às quintas-feiras, das 7h às 17h.

No interior, as doações de sangue e o cadastramento para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal de Arapiraca, localizado no bairro Eldorado. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Já o Hemoal de Coruripe funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.


*Com GazetaWeb

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois