Reprodução/Twitter/Fifa
Garantida na próxima fase da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a campo na sexta-feira (2), quando enfrenta Camarões no Estádio Lusail, palco da estreia diante da Sérvia. Falta definir a liderança do grupo G e um empate é suficiente para garantir o topo. Se os camaroneses vencerem aí é preciso torcer por uma combinação de resultados.
Apenas os dois primeiros de cada chave avançam e a classificação ao término da fase de grupos define o caminho até a grande final. Uma derrota do Brasil para Camarões também pode manter a seleção canarinho na frente - para isso é necessário torcer por tropeço da Suíça. Se eles vencerem ainda é preciso tirar uma diferença de três gols no saldo.
Com duas vitórias consecutivas (2 a 0 na Sérvia e 1 a 0 na Suíça) e 100% de aproveitamento até agora, o Brasil encabeça o grupo G, com seis pontos, e caso se mantenha ali enfrenta o segundo colocado do grupo H, que tem Portugal, Gana, Coreia do Sul e Uruguai.
Apenas os portugueses avançaram, porém todos ainda possuem chance de classificação na 3ª e última rodada da fase de grupos. A seleção de Cristiano Ronaldo enfrenta os coreanos na sexta-feira (2), enquanto os uruguaios e ganeses fazem um confronto direto no mesmo dia.
Sendo assim, quem vencer está no mata-mata, mas como venceram o jogo anterior, os ganeses dependem apenas de si e inclusive bastam empatar para ir às oitavas. Para ultrapassarem os lusitanos seria necessário vencer por dois ou mais gols de diferença.
Já pensando mais à frente, numa classificação para as quartas-de-final, por exemplo, o Brasil pode encarar seleções consideradas fortes no cenário mundial, como Espanha, Alemanha, Bélgica ou Croácia, ou também surpresas da Copa, como Marrocos, Japão ou Costa Rica, visto que as situações dos grupos E e F ainda não foram definidas, e apenas o Canadá não tem mais chance na chave F.
Do outro lado do chaveamento, estão as seleções que o Brasil enfrentaria numa eventual semifinal. Destas chaves, apenas a França está classificada para as oitavas neste momento.
Quando começa o mata-mata da Copa do Mundo?
Após a 3ª rodada da fase de grupos vamos conhecer os 16 países que seguem na luta pelo título. Apenas os dois primeiros de cada chave carimbam a vaga e até o momento apenas três países estão classificados - Brasil, França e Portugal. As oitavas de final são disputadas a partir de sábado (3).
Daí em diante são confrontos eliminatórios no sistema de jogo único, ou seja, quem vencer está classificado e o perdedor volta para casa. As quartas de final estão agendadas para os dias 9 e 10 de dezembro, e as semifinais, para os dias 13 e 14.
No caso da semifinal, os derrotados ainda disputam o 3º lugar, no dia 18, que completa o pódio e rende premiação em dinheiro. A grande final aconteceu no dia 19 de dezembro, ao meio-dia, no horário de Brasília.
Fonte: Goal
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade