Notícias

Comunidades ficam ilhadas em Palmeira dos Índios por causa das fortes chuvas

Por Elisângela Costa em 01/12/2022 10:01:11

Secom Palmeira dos Índios

Secom Palmeira dos Índios

O temporal que caiu na última segunda-feira (28) em Palmeira dos Índios deixou um saldo alarmante de três comunidades ilhadas. Duas delas são aldeias indígenas. Na manhã dessa quarta-feira (30) a Defesa Civil do município notificou que 70 famílias, que vivem na Aldeia Fazenda Canto, estão ilhadas. Na parte da tarde o prefeito Júlio Cezar, acompanhado de uma equipe técnica, visitou a comunidade de São José de Cima e a Aldeia Boqueirão. Ambas também se encontram em situação de isolamento, com os acessos completamente destruídos pela força das águas que ainda caem na cidade.

Secom Palmeira dos Índios

Secom Palmeira dos Índios

Mais de 20 famílias vivem na Aldeia Boqueirão, e todas serão assistidas pela Prefeitura. Na comunidade de São José de Cima, um morador abriu as cancelas de sua propriedade para facilitar o acesso até as outras casas. As obras de recuperação das pontes e estradas serão iniciadas pelo município assim que pararem as chuvas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de chuvas e ventos intensos até esta quinta-feira, 1º de dezembro. Mas, segundo a Secretaria municipal de Defesa Civil, a previsão é de que mais chuvas caiam no município até a próxima semana. A Prefeitura está em alerta máximo. 

O prefeito falou sobre o alerta. “Nós estamos com várias equipes da prefeitura de prontidão nas ruas, acompanhando todos esses danos, e já fazendo as intervenções onde é possível. A prioridade é dar assistência e acompanhar as pessoas que precisarem se deslocar para um outro lugar mais seguro. A determinação é dar a assistência necessária a todas às vítimas deste temporal que cai em nossa cidade desde segunda-feira”, ressaltou Júlio Cezar.

As equipes da Prefeitura de Palmeira dos Índios continuam percorrendo a cidade para avaliar os prejuízos causados pelas chuvas. A Defesa Civil interdita, condena e derruba imóveis que apresentam risco de desabamento. Outros serviços também são realizados pelas equipe, como a verificação e desobstrução de tubulações e galerias, checagem da drenagem e da pavimentação, e limpeza de ruas, além ainda de dar assistência às pessoas que estão ilhadas e também a outras vítimas das chuvas.

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois