CNN Brasil
A vitória do Corinthians por 2 a 0, nesta segunda-feira (4), no clássico contra o Palmeiras, contou com um episódio inusitado. Uma cabeça de porco foi arremessada pelos torcedores no gramado da Neo Química Arena.
O caso aconteceu aos 27 minutos do primeiro tempo. A cabeça do animal foi retirada rapidamente pelo atacante Yuri Alberto e a partida prosseguiu normalmente. Apesar disso, o Corinthians pode ser punido?
O que diz a regra?
Mesmo que a cena bizarra não tenha atrapalhado o andamento do dérbi, o Timão pode sofrer sanções. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em seu artigo 213, diz que a pena prevista para o arremesso de objetos no campo é do pagamento de multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.
No entanto, de acordo com o inciso terceiro, “a comprovação da identificação e detenção dos autores do lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”.
Em outras palavras, o Corinthians pode se livrar de uma pena caso identifique os autores que jogaram a cabeça no gramado. O clube paulista ainda não se pronunciou sobre o episódio.
Corinthians perde o mando de campo?
Ainda segundo o artigo 213 da CBJD, o inciso primeiro fala que, caso o “lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
Mesmo que exista a chance do Timão perder o mando, a depender do que a arbitragem incluir na súmula, o caso pode não ser relatado com tal gravidade, uma vez que, como dito acima, o jogo seguiu normalmente.
*Com
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade