A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) registrou um Boletim de Ocorrência para que a Polícia Civil de Alagoas investigue um novo golpe que está sendo aplicado, desta vez, para desviar pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). A informação foi divulgada neste sábado (29).
O delegado Sidney Tenório, da Delegacia de Crimes Cibernéticos, designado pela Secretaria de Segurança Pública para apurar o caso, informou que já foram feitas diligências para descobrir o local do IP – Endereço de Protocolo da Internet, do inglês Internet Protocol address –, que identifica um dispositivo na internet ou em uma rede local.
O órgão alerta que os golpistas estão usando dois sites falsos como se fossem endereços institucionais do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e da Sefaz, os dois únicos órgãos que estão habilitados para receber o pagamento.
De acordo com a Sefaz, os criminosos criaram as seguintes páginas falsas: (www.detran-al-com-br.blogspot.com e www.sefazal-gov.site/AL/ipva.php). Eles patrocinam o endereço dos sites para que apareçam para mais usuários e oferecem um desconto de 20% no valor do pagamento do IPVA. Porém, a Sefaz oferece um desconto de até 5%.
Ao acessar os sites fakes, o contribuinte é levado a abrir um QR Code, onde é direcionado para outra página de quitação do débito. Assim, o proprietário do veículo é orientado a pagar o imposto por meio de Pix em nome empresa Pagamento Digital Ltda.
O Governo de Alagoas esclarece que essa empresa não tem nenhuma relação com os dois órgãos - Detran e Sefaz.
Ainda segundo a Sefaz, antes de usar esse tipo de golpe, os criminosos já tentaram desviar o dinheiro por meio do WhatsApp, mas o órgão não usa o aplicativo de mensagem para o pagamento do IPVA.
Como efetuar corretamente o pagamento do IPVA?
Os proprietários devem acessar o site verdadeiro da Sefaz (http://www.sefaz.al.gov.br/) ou do Detran-AL (https://www.detran.al.gov.br/) para providenciar o pagamento do IPVA.
A Sefaz orienta que, o contribuinte que caiu no golpe faça um Boletim de Ocorrência e relate também a situação na ouvidoria do órgão, que disponibiliza o endereço https://e-ouv.al.gov.br/.
*Com assessoria
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade