Após duas superluas no mês de agosto, o ano de 2023 ainda reserva mais um evento astronômico: um eclipse solar anular, que está previsto para acontecer no dia 14 de outubro, e poderá ser visto completamente em alguns estados brasileiros. O espetáculo já está sendo esperado com ansiedade por observadores do céu.
Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa diretamente entre a Terra e o Sol. No entanto, ao contrário de um eclipse solar total, onde a Lua cobre completamente o disco do Sol, um eclipse anular é caracterizado por um anel de luz solar que permanece visível ao redor da Lua.
Isso ocorre porque a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica naquele momento, fazendo com que seu tamanho aparente seja menor do que o do Sol, resultando nesse famoso “anel de fogo”.
O evento astronômico se estenderá por todo o Brasil, mas apenas oito estados brasileiros terão uma vista privilegiada dele. Serão eles: Amazonas, Pará, norte de Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
No entanto, estados como Acre, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, ainda que não possam ver o eclipse solar anular completo, terão um vislumbre de sua beleza.
Fonte: G1
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade