Eleição de vereador é igual a um vestibular, os vencedores são aqueles que acumulam durante sua trajetória de vida mais conhecimentos.
O estudante aplicado e responsável geralmente passa no vestibular. O candidato a vereador, para ser vitorioso, deve, em tese, conhecer e prestar serviços a comunidade e especialmente conquistar a confiança de muitas pessoas. Esta regra se aplica a todos os segmentos da vida social. Quem sabe e conhece mais, tem chance de ganhar. Por isto, pode-se dizer que a eleição para vereador é pior do que concorrer a uma vaga no vestibular.
São muitos candidatos para poucas vagas, muitos concorrentes bons, outros nem tanto.
No próximo ano teremos eleições municipais. Quem fica e quem sai? Difícil responder!
Geralmente, quem está no mandato parte na frente, pois, todos já são conhecidos pela população e procurados todos os dias, vivem prestando serviços, dos mais diversos. Mas, também são os que mais se desgastam, pois, não conseguem resolver todos os problemas de quem os procuram. Muitas das promessas de campanha e dos pedidos realizados pelos eleitores não são cumpridos, portanto, é comum não repetir o mesmo eleitorado. Assim, quem é vereador hoje, pode não ser na próxima eleição. .
Em tese, as Câmaras Municipais são renovadas de 4 em 4 anos. A reeleição é muito difícil, o desgaste é natural e o eleitor está cada vez mais exigente.
Hoje, além do acompanhamento do desempenho do vereador pelo lado pessoal, existem também as redes sociais, que, bem usadas, podem ajudar na manutenção do mandato, mas, um deslize qualquer pode servir fortemente para derrubar qualquer um, principalmente um político.
Quem andar na linha, prestar serviços, ser atuante e trabalhador pode se reeleger ou se eleger. O eleitor é exigente e está de olho no comportamento de cada candidato.
Portanto, andar certinho e conquistar o eleitor é fundamental para o sucesso da vitória nas urnas.
Francisco de França - Advogado
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade