Notícias

Em 2023, Alagoas terá 11 feriados prolongados

Por Elisângela Costa em 27/10/2022 10:50:20

Faltando pouco mais de dois meses para 2023, quem está precisando descansar ou viajar já pode começar a fazer planos para os feriados. Diferente de 2022, que teve apenas dois “feriadões” nacionais, para quem costuma “emendar” as folgas entre a quinta e a segunda-feira, em 2023, serão sete oportunidades nacionais e outras quatro estaduais para os alagoanos.

Em Alagoas, os onze feriados que poderão ser prolongados são: 7 de abril – Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa); 21 de abril – Tiradentes (sexta-feira); 1º de maio – Dia Mundial do Trabalho (segunda-feira); 29 de junho – Marechal Floriano Peixoto (quinta-feira); 7 de setembro – Independência do Brasil (quinta-feira); 16 de setembro – Emancipação Política de Alagoas (quinta-feira); 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira); 2 de novembro – Finados (quinta-feira); 20 de novembro – Consciência Negra (segunda-feira); 30 de novembro – Dia Estadual do Evangélico (quinta-feira); e 25 de dezembro – Natal (segunda-feira).

Se forem incluídos os prováveis pontos facultativos nacionais, o número de “feriadões” para os alagoanos sobe para doze. São eles: 20 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira) e 8 e 9 de junho – Corpus Christi (quinta e sexta).

Em 2023, o único feriado nacional que cairá no fim de semana será o 1º de janeiro – Ano Novo. Até o fim do ano, o Ministério da Economia divulgará uma portaria com todas as datas oficiais.

Os feriados nacionais são nove. Quase todos eles cairão em dias úteis em 2023. Só o Ano Novo, no dia 1º de janeiro, cairá num fim de semana, um domingo. A Paixão de Cristo, que é na Sexta-feira Santa, será dia 7 de abril; Tiradentes, no dia 21 de abril, cairá numa sexta-feira; o 1º de maio, quando é comemorado o Dia Mundial do Trabalho, será numa segunda-feira; o dia da Independência do Brasil , em 7 de setembro, será numa quinta-feira; O dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, cairá numa quinta-feira; o Dia Finados, em 2 de novembro, será numa quinta-feira; A Proclamação da República, em 15 de novembro, será numa quarta-feira; e o Natal, em 25 de dezembro, cairá numa segunda-feira.

Os prováveis pontos facultativos nacionais (quando cabe ao empregador a decisão de dar feriado ou não) são: 20 de fevereiro – Carnaval (segunda-feira); 21 de fevereiro – Carnaval (terça-feira): 22 de fevereiro – Carnaval (Quarta-Feira de Cinzas); 8 e 9 de junho – Corpus Christi (quinta e sexta); 28 de outubro – Dia do Servidor Público (sábado).

Além dos feriados nacionais e pontos facultativos, existem os estaduais e municipais. Em Alagoas, os estaduais são: 24 de junho (São João); 29 de junho (São Pedro); 16 de setembro (Emancipação Política de Alagoas); 20 de novembro (Consciência Negra); e 30 de novembro (Dia Estadual do Evangélico).

Na capital alagoana, os feriados municipais são: 16 de junho (Corpus Christi); 29 de junho (Marechal Floriano Peixoto); 27 de agosto (Nossa Senhora dos Prazeres); e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição).

“Feriadões movimentam economia”

Segundo o economista Diego Farias, os “feriadões” são muito benéficos para o setor do turismo, composto por meios de hospedagens, serviços de alimentação, transportes, entretenimento e uma gama de outras empresas correlatas.

“Feriados prolongados sempre são bons para Alagoas, principalmente para nossa capital, que tem como umas das principais rendas o turismo. Os feriadões movimentam 100% nossa rede hoteleira e, com isso, bares, restaurantes, passeios, artesanato e muitos outros”, afirmou Farias. 

Fonte: Tribuna Hoje

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois