O presidente da Câmara dos Deputados deve ser reeleito com mais de 80% dos votos dos 513 deputados federais. E, sem grandes surpresas, com o apoio da “esquerda”.
Nesta terça-feira (29/11), PT e PSB, partidos do presidente e vice eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente, vão anunciar publicamente apoio a Arthur Lira (PP-AL).
Lira já tinha assegurado o apoio de partidos de direita, a exemplo do PL, PTB e Republicanos, e do Centrão (PP, União Brasil,PSD, SD, entre outros).
Pela conta do momento, Lira deve ter o apoio de ao menos 16 partidos. O apoio da esquerda, base do futuro governo nacional traz a garantia de tranquilidade a Lira.
Juntos com PCdoB e PV, que formam uma federação com o PT e mais o PSB, as legendas somam 94 deputados. Com os apoios já recebidos até agora, Lira está com a reeleição definida e já tem a sinalização de apoio partidários que representam mais de 400 dos 513 deputados da Câmara.
Gato escaldado
A decisão do PT representa uma mudança de postura em relação ao que era adotado pelo partido durante a campanha eleitoral. Os petistas condenavam o uso do orçamento secreto, “ferramenta” que ajudou a consolidar a liderança de Lira na Câmara dos Deputados. O PT e Lula, no entanto, temem repetir o erro que teve em relação a Eduardo Cunha. O partido ficou contra a eleição do ex-deputado do Rio de Janeiro, responsável pelo impeachment de Dilma Roussef.
Fonte: Jornal de Alagaos
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade