Notícias

F1 divulga calendário 2024, com 24 corridas e GP de São Paulo

Por Hermann Ulisses em 06/07/2023 09:30:45

Reuters/Brandon Malone/Direitos Reservados - Corrida de Fórmula 1

Reuters/Brandon Malone/Direitos Reservados - Corrida de Fórmula 1

A atual temporada da F1 ainda não chegou à metade, mas a categoria já se antecipou e divulgou o esboço do calendário de 2024. Com 24 etapas, o próximo campeonato se inicia em 2 de março e promete contar com o retorno do GP da China - ausente há três anos pelas restrições pela pandemia do coronavírus - e o remanejamento de etapas como as do Japão, Azerbaijão e Catar de suas tradicionais datas. O GP de São Paulo no Brasil está previsto para 3 de novembro.

Está confirmada, ainda, a permanência do GP da Bélgica. A prova no Circuito de Spa-Francorchamps, que no último fim de semana foi alvo de cobranças dos pilotos após o acidente fatal do piloto da FRECA Dilano Van'T Hoff, estava com contrato pendente de renovação mas retorna em 25 de agosto de 2024.

Ao contrário do que foi inicialmente anunciado pela categoria, o GP do Bahrein segue como abertura da temporada 2024. A F1 havia prometido que o GP da Arábia Saudita seria o primeiro do ano para evitar um choque de datas com o Ramadã, importante feriado do Islã que será celebrado entre 10 de março e 9 de abril. A corrida no Circuito de Jeddah está marcada para 9 de março.

Abu Dhabi segue como o encerramento da temporada, em 8 de dezembro. O Circuito de Yas Marina é o palco da última rodada da F1 desde 2014.

Regionalização

Com o novo calendário, a F1 avançou no objetivo de reagrupar as corridas de acordo com a localidade e evitar longos trajetos entre uma etapa e outra, seguindo a meta de sustentabilidade da categoria; as cinco primeiras corridas (Bahrein, Arábia Saudita, Austrália, Japão e China) são no Oriente do globo, na Ásia e Oceania.

A temporada europeia começa em 19 de maio com o GP da Emilia-Romagna, seguindo uma viagem à Miami, nos Estados Unidos. De Singapura, em 22 de setembro, a F1 viajará para os EUA no Texas, México, Brasil e retorna para a América do Norte em Las Vegas. As duas corridas finais serão no Oriente Médio: Catar e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Para isso, foi necessária a realocação de alguns GPs de suas tradicionais datas; é o caso do GP do Japão, tradicionalmente promovido entre setembro e outubro e que passa para 7 de abril, durante a primavera.

A mudança, neste caso, ainda afastará a F1 do pico da temporada de tufões no país, no outono. Ela já havia sido proposta antes, porém, sofreu resistência dos organizadores da etapa. De igual modo, o GP do Azerbaijão deixa de ser promovido entre as primeiras rodadas e parte para a metade final do calendário, em 15 de setembro.

Por sua vez, a corrida no Catar retorna ao período de sua estreia em 2021, em 1º de dezembro; na atual temporada, a prova no Circuito de Lusail foi alocada para 8 de outubro.

A F1 2023 segue neste fim de semana para o GP da Inglaterra, entre os dias 7 e 9 de julho, em Silverstone.


Fonte: Gazetaweb

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois