Notícias

Fiscalização apreende 500 litros de agrotóxico vendidos irregularmente

Por Elisângela Costa em 29/04/2024 20:18:37

Produto perigoso pode matar seres humanos e animais, além de contaminar recursos hídricos. Cortesia

Produto perigoso pode matar seres humanos e animais, além de contaminar recursos hídricos. Cortesia

A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco) retirou de circulação 477,5 litros de agrotóxicos e 53,8kg da versão sólida do venedo utilizado na agricultura. A ação foi realizada no município de Arapiraca, no Agreste alagoano.

A interdição do material ocorreu após a inspeção em 14 estabelecimentos de comércio agropecuário.

De acordo com a FPI, os agrotóxicos apreendidos possuem substâncias químicas que podem entrar no corpo humano, a partir da ingestão, inalação ou simples contato com a pele ou mucosas. Os produtos podem causar uma série de danos à saúde, tais como problemas respiratórios, tumores (câncer) e Mal de Alzheimer.

Além disso, a depender da quantidade inalada num eventual acidente envolvendo agrotóxico, a traqueia fecha e a pessoa pode ir à óbito, sem conseguir respirar.

Agrotóxicos agrícolas não devem ser vendidos de forma fracionada. Cortesia

Agrotóxicos agrícolas não devem ser vendidos de forma fracionada. Cortesia

Para comercializar agrotóxicos e outros produtos perigosos, o responsável pelo estabelecimento deve apresentar registro de autorização da Adeal, anotação de responsável técnico junto ao Crea/AL ou Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e licença ambiental emitida pelo IMA/AL. Também é necessário declaração da central de recolhimento de embalagens vazias.

Participaram da inspeção a Equipe de Produtos Perigosos, formado por representantes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado de Alagoas (BPA/PMAL), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).


*com informações da assessoria.

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois