Notícias

Fuga de presos: Documentos apontam série de falhas no Presídio do Agreste

Por Elisângela Costa em 02/08/2022 23:03:19

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Documentos apontam uma série de falhas no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, durante a fuga de doze presos no domingo (31/07). De acordo com documentos obtidos pela Gazetaweb, as câmeras estavam sem vigilância, guaritas sem policiais, e o local sem iluminação. Um funcionário do presídio, em depoimento à Polícia Civil, contou que os presos fugiram após serrarem o ferro da grade com lâminas de barbear. Até o momento, nenhum dos fugitivos foi capturado.

De acordo com o site, o relatório interno aponta que a fuga ocorreu por volta das 18h e foi capturada por três câmeras de segurança, porém nenhuma das câmeras foi visualizada no momento. Os documentos apontam que a fuga só foi descoberta mais de três horas depois, às 21h20, porque os presos não apareceram para tomar medicação.

O mesmo documento cita que o local onde aconteceu a fuga tem iluminação deficiente, ou seja, é escuro. Segundo o relatório da ocorrência, os presos levaram dois minutos para passarem pelas grades e pular as cercas da unidade prisional. Após isso, os reeducandos teriam seguido para região de mata.

O relatório do plantão da unidade aponta ainda que quatro guaritas externas não foram ocupadas pelos policiais penais da unidade, segundo o documento, em decorrência do baixo efetivo dos policiais que desenvolvem a função na unidade prisional do Agreste.

É dito ainda que, por volta das 9h, foi realizado o procedimento de verificação das estruturas de todas as celas, inclusive como procedimento de bate grade, e não houve alterações.

Nessa segunda-feira (01/08), a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) solicitou, da empresa Reviver, que administra a unidade prisional, que seja disponibilizado “[…] os nomes dos supervisores, colaboradores escalados na central de monitoramento e monitores que realizaram inspeção estrutural das grades[…].”

Fonte: NN1

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois