A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) de Alagoas abriu, nesta quarta-feira (28), o cadastro para veículos digitais interessados em veicular publicidade oficial do governo estadual. A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa Secom nº 001/2025, publicada no Diário Oficial do Estado em 23 de maio.
O formulário de inscrição já está disponível e pode ser acessado pelo link https://forms.gle/jsQE32wuUzUkH9uHA. A partir de 2 de junho, sites, blogs e portais que desejam participar das campanhas institucionais do governo deverão estar devidamente cadastrados e atender a critérios técnicos mínimos.
“Estamos modernizando os critérios para acompanhar a evolução do mercado digital, com regras claras que beneficiam tanto o poder público quanto os veículos de comunicação”, explicou o secretário de Comunicação, Wendel Palhares.
Requisitos para cadastro
Para serem habilitados, os veículos digitais precisam comprovar:
Apesar das exigências técnicas, a Secom afirma que haverá espaço para veículos com audiência regional ou temática mais modesta, desde que sua relevância esteja comprovada. “A ideia é democratizar o acesso sem abrir mão da qualidade e da transparência”, reforçou Palhares.
Novos modelos de contratação
A nova normativa também introduz mudanças nas modalidades de contratação. Agora, as campanhas publicitárias serão divididas em:
A remuneração será feita com base nos modelos de Custo por Mil Impressões (CPM) ou Custo por Clique (CPC), com a obrigatoriedade de envio de relatórios trimestrais de desempenho à Secom.
Prazos e transição
Veículos que não cumprirem os critérios ou não apresentarem os relatórios exigidos poderão ser descredenciados.
A Instrução Normativa completa pode ser consultada na edição do Diário Oficial do Estado de 23 de maio de 2025, página 8.
*Com assessoria
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade