Grupo de hackers que invadiu o sistema da Record TV, no último sábado (8), está pedindo o valor de R$ 45 milhões como condição para o fim do ataque cibernético e devolução de arquivos sequestrados.
A rede de televisão teve o acesso à intranet (rede de internet privada da empresa) e aos e-mails corporativos derrubados, assim como também perdeu o controle de anos de conteúdos gravados, editados ou em estado bruto, que já foram ou ainda seriam apresentados. No momento, parte dos computadores da redação e os e-mails já foram recuperados, mas ainda resta o temor em relação à possibilidade de os invasores terem realizado cópias do material sob o qual mantiveram posse, como mensagens e dados sigilosos da emissora.
Os programas jornalísticos da rede foram diretamente afetados pelos criminosos. Para cobrir as lacunas das pautas devido à impossibilidade de acesso aos arquivos da Record, foi preciso utilizar conteúdos de dispositivos físicos como fitas e discos.
A equipe de Tecnologia da Informação (TI) da emissora trabalha em busca da recuperação de alguns materiais, na intenção de realizar uma contraoferta de menor valor.
Este não é o primeiro caso de ataque hacker a uma grande empresa neste ano. O frigorífico JBS também foi atacado e só recuperou o controle dos equipamentos da empresa após um pagamento de, aproximadamente, R$ 60 milhões.
Fonte: Diário de Pernambuco
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade