Notícias

Influenza: após um mês, AL só vacinou 29% do público-alvo

Por Elisângela Costa em 09/05/2023 10:21:27

Após quase um mês do início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, Alagoas só vacinou 29,82% do público-alvo. Devido ao baixo índice de cobertura, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apela para que a população se vacine.

De janeiro a abril deste ano já são 203 casos confirmados e quatro óbitos por Influenza.

A Campanha vai até 31 deste mês e está disponível nos postos de vacinação dos 102 municípios do Estado, sendo necessário apresentar o Cartão de Vacina.

O objetivo é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, conforme determina o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Quem é o público-alvo?

Idosos a partir dos 60 anos, os trabalhadores da saúde, as crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros. São essas pessoas que integram o grupo prioritário do Ministério da Saúde para se vacinar nas unidades públicas de saúde.

Além desse grupo, a vacinação também é destinada aos trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, integrantes das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A Sesau ressalta que, nos casos das crianças com seis meses a dois anos de idade que estão sendo vacinadas pela primeira vez, uma segunda dose deve ser aplicada quatro semana após a primeira, ou 30 dias.

Já os menores de idade, a partir dos 9 anos, devem receber dose única, segundo recomendação do Ministério da Saúde", salientou o gestor da saúde estadual.

Dados

Em todo o ano passado, Alagoas registrou 79 casos confirmados de Influenza e 47 óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), disponibilizados por meio do meio do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM).


*Com assessoria Sesau

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois