O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, proclamou na tarde deste domingo, 1º de janeiro, a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Logo depois, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por Lula, Alckmin e pelos integrantes da Mesa.
O mandato dos dois vai até 4 de janeiro de 2027. Lula foi eleito para seu terceiro mandato ao receber 50,9% dos votos válidos no segundo turno, contra 49/1% de Jair Bolsonaro (PL).
O presidente eleito Lula (PT) iniciou seu discurso de posse no Congresso Nacional, e fez um agradecimento a população brasileira.
“Se estamos aqui hoje, é graças a consciência política da sociedade brasileira e a frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu, as mais violentas ameaças a liberdade do povo e a mais abjeta campanha de mentiras e ódio. Apesar de tudo, a decisão das urnas prevaleceu”.
Autoridades presentes - Estiveram na cerimônia ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral.
A ex-presidente Dilma Roussef também marcou presença, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e futuros ministros do novo governo como Renan Filho, dos Transportes, Luiz Marinho, do Trabalho; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Carlos Fávaro, da Agricultura.
Fonte: Agência Senado
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade