Notícias

Maceió e Arapiraca lideram ranking de colisões contra postes em AL

Por Elisângela Costa em 20/05/2024 22:42:58

Maceió e Arapiraca lideram o ranking de acidentes de trânsito com colisões contra postes de energia elétrica em Alagoas. Os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano contabilizaram 177 acidentes, segundo dados apurados pela concessionária de energia elétrica. Já o número total de acidentes desta natureza durante todo o ano de 2023 foi de 443. 

As estatísticas, divulgadas, nesta segunda-feira (20), também revelam os municípios mais afetados. O ranking do primeiro trimestre do ano é liderado pela capital Maceió, com 21 acidentes registrados no período, seguido de cidades localizadas no Agreste e no Sertão do estado. São elas: Arapiraca (14), Girau do Ponciano (7), Limoeiro de Anadia (6) e Santana do Ipanema (6). 

Os municípios de Maragogi e Penedo, por sua vez, também chamam atenção e se destacam com o registro de 6 sinistros cada. 

O executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, João Marcos Porfírio, explica que, geralmente, colisões envolvendo postes são motivadas por dois fatores principais: desrespeito às leis de trânsito e imprudência.

“Os prejuízos vão muito além de danos materiais e também envolvem a possibilidade de choques elétricos, incêndios e até morte dos passageiros e do próprio condutor. Também é importante ressaltar que ocorrências desta natureza podem danificar a rede de distribuição e deixar moradores sem eletricidade. Neste caso, o tempo de reestabelecimento no fornecimento de energia elétrica pode ser maior já que, muitas vezes, a concessionária precisa reconstruir todo o trecho da rede danificada, substituindo postes e fios de energia”, destaca.


Como proceder em casos de acidentes com postes

O primeiro passo é realizar o isolamento da área e acionar a Equatorial pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

Em ocorrências onde cabos energizados caiam no chão ou até mesmo sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele até a chegada das equipes da Distribuidora para a realização dos procedimentos cabíveis com a máxima segurança. 

Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do automóvel com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por, no mínimo, 25 metros.

A Equatorial Alagoas também orienta que os pedestres que estiverem circulando próximo ao local do acidente não se aproximarem de fios e cabos partidos e jamais toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.


*Com Assessoria


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois