O grande volume de chuvas que cai há dias em Alagoas levou três cidades a constarem nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) como os municípios com o maior volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas. São elas: Maceió, Porto de Pedras e Palmeira dos Índios.
A capital, pelo segundo dia consecutivo (21/05 e 22/05), desponta como a cidade brasileira com o maior acumulado de chuvas em apenas 24 horas. Foram 82,2 mm em Maceió e 49 mm em uma área determinada pelo Inmet como Maceió/Aeroporto.
Nessa segunda-feira, as chuvas foram intensas em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, com registro de 40 mm, e Palmeira dos Índios, na região Agreste, com 37,4. De acordo com o Inmet, as duas cidades ocuparam o sexto e sétimo lugar, respectivamente, dentre as cidades brasileiras com volume alto de chuvas.
Em Alagoas, as chuvas causaram diversos transtornos e desalojaram dezenas de famílias em Maceió e, também, em Rio Largo. Na capital, já choveu 80% do volume esperado para todo o mês de maio. A previsão é que as chuvas se estendam até o final da semana.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso hidrometeorológico, na manhã desta terça-feira (23), para informar que o Rio Jacuípe atingiu a cota de atenção e deve transbordar nas próximas horas.
O alerta revela que o nível do rio ultrapassou, exatamente à 0h45 desta terça, a cota de atenção, que é de 480 cm, no município de Jacuípe.
Fonte: GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade