Notícias

Mais cinco pessoas terão as vidas salvas após 10ª captação de órgãos no HGE

Por Elisângela Costa em 19/09/2024 09:26:45

O Hospital Geral do Estado (HGE) realizou a 10ª capitação de órgãos nesta quarta-feira(18). O doador foi um homem de 41 anos, que sofreu um grave acidente de motocicleta e teve morte encefálica. Foram coletados dois rins, duas córneas e um fígado, beneficiando até cinco pessoas da lista de espera. O procedimento foi autorizado pela pela família.

Após a capitação realizada pela equipe médica, os órgãos foram isolados e armazenados para envio aos receptores.

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é responsável pela escolha dos pacientes, seguindo os critérios da fila. O programa faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e é, atualmente, o maior no questido de doação de órgãos, tecidos e células.

Quem quiser se tornar doador de órgãos deve informar aos familiares. O procedimento é possível quando ocorre morte encefálica, que é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. O paciente é examinado por dois médicos diferentes e confirmado por um terceiro. Também é feito um exame complementar.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, afirmou que, apesar do esforço das equipes para mais doações de órgãos, a quantidade de pessoas em lista de espera ainda é grande.

"No último mês de agosto, quando fizemos a atualização da lista, tínhamos 536 candidatos somente em Alagoas, sendo 512 para córneas, 18 para um rim e seis para um fígado. Ou seja, ainda precisamos que mais pessoas sejam conscientizadas sobre esse importante ato de amor ao próximo”, disse ela.


*com informações da assessoria.


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois