Notícias

Mais de 20 municípios alagoanos vão solicitar situação de emergência por causa da seca

Por Elisângela Costa em 07/09/2024 18:24:52

Foto: Arquivo/G1

Foto: Arquivo/G1

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nos próximos meses, o estado de Alagoas deve enfrentar uma seca mais intensa que em anos anteriores.

Este ano, a chuva ficou abaixo da média nos últimos dois meses no estado. Por causa disso, o mais recente mapa do Monitor de Secas da Semarh, divulgado em julho, já apresentava uma área de seca fraca em todo semiárido Alagoano, o que representa 29% do território alagoano.

"A previsão é de poucas chuvas em todo estado durante a primavera, que é um período seco. A tendência é de elevação gradual das temperaturas, diminuição da nebulosidade e das chuvas. Isso também favorece o aumento da evaporação, o que reduz a disponibilidade hídrica", explica o superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, Vinícius Pinho.

Uma das maiores preocupações relatadas pela Defesa Civil nestes locais é o desabastecimento hídrico, que é quando a demanda por água é maior do que a oferta disponível. De acordo o relatório do Monitor de Secas, municípios do Agreste, Zona da Mata, Sertão e Sertão do São Francisco apresentaram piora na distribuição de chuvas e na percepção da seca.

Para tentar diminuir o impacto da seca sobre a vida dos sertanejos, os municípios começaram a solicitar que o governo federal reconheça a emergência por causa da seca. Com o decreto de emergência, esses municípios podem receber a Operação Carro-pipa.

Municípios que vão solicitar que o governo federal reconheça a emergência por causa da seca:


  1. Belo Monte
  2. Delmiro Gouveia
  3. Dois Riachos
  4. Estrela de Alagoas
  5. Inhapi
  6. Jacaré dos Homens
  7. Jaramataia
  8. Major Izidoro
  9. Maravilha
  10. Olho D'Água das Flores
  11. Olho D'Água do Casado
  12. Olivença
  13. Pariconha
  14. Senador Rui Palmeira
  15. Cacimbinhas
  16. Canapi
  17. Ouro Branco
  18. Carneiros
  19. Poço das Trincheiras
  20. Água Branca
  21. Monteirópolis
  22. Santana do Ipanema
  23. Pão de Açúcar

Segundo a Defesa Civil, esse número tende a aumentar à medida em que mais municípios vão iniciando o processo de solicitação de reconhecimento da situação de emergência.


Fonte: G1

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois