De forma bastante antecipada, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor (MDB) defendeu a volta do ministro Renan Filho ao cargo de governador de Alagoas já nas eleições de 2026.
A declaração do deputado chega ainda antes das eleições municipais de 2024, que irão definir o cenário estadual para 2026. Nele, o MDB pode crescer e se estabelecer como maior partido do estado, ou perder centros importantes a exemplo de Maceió e Arapiraca.
É fato que Renan tem o recall da exitosa gestão realizada entre 2015 e 2022, mas um novo sucesso nas eleições estaduais depende de muitos fatores aos quais não se pode medir nesse momento: tamanho do partido, tamanho do grupo político e principalmente contra quem se disputa.
Há ainda um outro aspecto: antecipar tanto um nome eleitoral expõe este nome ao debate popular - e consequentemente, às críticas.
Lá no fundo, Renan Filho ostenta sonhos maiores: ser candidato presidencial em 2026 - para isso, tem que fazer uma gestão impecável no ministério dos transportes, o que implica em não desviar atenção para as miudezas da política alagoana.
Ao lançar Renanzinho para o governo, Marcelo Victor traz o ministro de volta para a cena local - para o bem e para o mal. Uma posição que ele não esperava assumir agora.
Fonte: 7Segundos
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade