Marco dos Corais - Foto: Lucas Meneses / Ascom Sedetur
Um dos principais projetos arquitetônicos do estado de Alagoas, o Marco dos Corais conquistou o segundo lugar no Prêmio Obra do Ano 2024, realizado pela ArchDaily. O projeto alagoano concorreu com obras nacionais e internacionais e se classificou para a segunda etapa da premiação entre 15 finalistas.
Em sua oitava edição, o prêmio elegeu, por voto popular, os três melhores projetos de arquitetura de obras em países lusófonos. Com mais de 50 mil votos, o Marco dos Corais ficou atrás apenas do Hospital Veterinário Escola da Unileão, no Ceará. Em terceiro lugar ficou a intervenção urbana em uma antiga fábrica de biscoitos em Lisboa, Portugal.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a conquista do prêmio internacional de arquitetura consolida o Marco dos Corais como uma importante intervenção urbana. “Com esta obra tão importante para o nosso estado, conseguimos contemplar a beleza das nossas praias em um ambiente que agrega modernidade e conforto, tornando-se uma importamte área de lazer. Além de ser um dos principais atrativos turísticos da capital alagoana, o espaço, de estilo mais limpo e harmônico com a natureza, também respira consciência ambiental”, concluiu a secretária.
O Marco dos Corais, situado no bairro da Ponta Verde, tem seu projeto assinado pelo escritório alagoano Angeli Leão. Inaugurado em 2022, pelo Governo de Alagoas, a obra se tornou um ponto de referência entre os alagoanos e visitantes. Dispondo de uma vista privilegiada do litoral e um amplo espaço de recreação, a obra atende a todos os públicos que movimentam o ponto turístico diariamente.
Aberto 24h, o espaço possui visitação gratuita e conta com uma passarela de alumínio, de onde é possível observar a movimentação do mar embaixo do monumento, como também um caminho com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, que mostra todas as praias de Alagoas e Pernambuco que fazem parte da Costa de Corais, maior unidade de conservação ambiental marinha costeira do Brasil. Uma instalação com luzes de fibra óptica forma ainda uma rosa dos ventos.
*Com Ascom Sedetur
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade