O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na noite desta quarta-feira (17/1), o edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2024. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo nas instituições particulares de ensino superior.
Neste ano, o programa aumentou o número de vagas destinadas para os cursos de graduação em direito e medicina.
As inscrições para o ProUni começam em 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Confira datas importantes:
Período de inscrição: de 29 de janeiro a 1º de fevereiro
Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro
Divulgação da segunda chamada: 27 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
Resultado da lista de espera: 18 de março
Os interessados poderão consultar o detalhamento da oferta de bolsas, por curso, turno, intuição e local de oferta na próxima sexta-feira (19/1).
Quem pode participar?
O ProUni é destinado para aqueles estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em uma instituição privada. O programa oferece bolsas de 100% e 50%.
Veja condições para participar do ProUni:
Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2022 ou 2023;
Obter nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
Não zerar a redação do Enem;
Não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Renda
Os participantes que desejam concorrer a uma bolsa integral pelo ProUni devem comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.412.
Agora, aqueles candidatos interessados em uma bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Processo de inscrição
O ProUni tem apenas uma única etapa de inscrição, que é gratuita e realizada exclusivamente pela internet.
Para participar do processo seletivo, o estudante precisa ter o cadastro no gov.br. É necessário também informar o endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.
No ato da inscrição o candidato deverá escolher até duas opções de curso. A escolha pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição.
É indicado que o participante acompanhe diariamente a nota na modalidade escolhida, uma vez que é possível realizar a troca.
Fonte: Metrópoles
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade