Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Notícias

Messi vence a Bola de Ouro pela oitava vez na carreira; espanhola Bonmatí leva entre as mulheres

Por Elisângela Costa em 30/10/2023 23:01:09

Depois de dois anos, o Lionel Messi voltou a vencer o prêmio da Bola de Ouro da revista France Football. Dado ao melhor jogador do mundo na temporada europeia, o troféu foi dado a Messi pela oitava vez. Com a premiação, o argentino ultrapassou o Rei Pelé, que é dono de sete Bolas de Ouro após revisão da France Football.

Por mais que Messi não tenha obtido muito êxito no futebol de clubes com o PSG, o camisa 10 liderou a Argentina para o título da Copa do Mundo do Catar. Pelo desempenho, o meio-campista superou Haaland e De Bruyne, do Manchester City, e Mbappé, seu ex-companheiro de PSG.

Atualmente no Inter Miami, Messi recebeu o prêmio das mãos do inglês David Beckham, dono do time da MLS, nos Estados Unidos.

Com sete gols e três assistências na Copa do Mundo, Messi já havia sido eleito o melhor jogador do Mundial. Contando clube e seleção, o argentino fez 54 jogos, com 38 gols e 25 assistências. No PSG, Lionel Messi foi campeão da Supercopa da França e do campeonato francês

Bonmatí vence entre as mulheres

Entre as mulheres, a vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí. Meio-campista do Barcelona e da seleção, Bonmatí é a primeira jogadora a vencer, numa só temporada, o prêmio de melhor jogadora da Copa do Mundo, da Europa e a Bola de Ouro.

Ao todo, Bonmatí realizou 45 jogos na temporada 2022/23, com 20 gols e 23 assistências. Além disso, a espanhola foi campeã dos principais torneios que disputou. Ela venceu a Copa do Mundo, a Champions League, o campeonato espanhol e a Supercopa da Espanha.

Bonmatí quebrou a sequência da compatriota e companheira de time Alexia Putellas, que faturou a Bola de Ouro nas duas últimas temporadas. Em 2022/23, Putellas conviveu com lesões complicadas e mal jogou. Por isso, não foi nem indicada.

Vini Jr. fica em sexto

Depois de ficar de fora da lista da Fifa, o atacante Vini Jr. foi eleito pela France Football o sexto melhor jogador do mundo na cerimônia da Bola de Ouro.

Um dos grandes líderes técnicos do Real Madrid, Vini Jr. teve grande desempenho na última temporada europeia, que é a levada como referência para a votação. Em 55 jogos pelo Real Madrid, foram 23 gols e 19 assistências. Além disso, o atacante foi titular da seleção brasileira ao longo da Copa do Mundo do Catar. No mundial, fez quatro jogos, com um gol e duas assistências.

Vencedor do Prêmio Socrates

Anteriormente, Vini Jr. foi condecorado com o Prêmio Socrates. Criado pela revista France Football no ano passado para prestigiar ações sociais feitas por jogadores, o prêmio foi dado ao atacante brasileiro por suas ações em seu instituto e pela importante luta contra o racismo no futebol espanhol.

— Estou muito feliz de receber esse prêmio. Poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, é muito improvável chegar aqui. É um sonho e é muito especial para mim estar aqui com todos vocês — falou Vini Jr.

Presidido por Vini Jr. desde a criação, em 2020, o Instituto Vini Jr tem como propósito o uso do futebol para inovar no processo de ensino de crianças e adolescentes, em colaboração com escolas públicas do Brasil. Além disso, uma das diretrizes do instituto é a capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas.

— Estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar por ele, espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste toda vez ter que vir falar sobre racismo. Gosto de falar sobre futebol, grandes jogadores que estão aqui. Mas quero pedir a força de vocês para que as crianças que virão possam sofrer cada vez menos — disse o atacante.


Fonte: O Globo


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois