Notícias

Mina 18: Defesa Civil terá dados consistentes após 10 dias de análises

Por Elisângela Costa em 13/12/2023 19:08:12

Após 10 dias de uso do novo equipamento, que detecta com alta precisão as movimentações do terreno, será possível ter dados consistentes sobre o que aconteceu com a mina 18, no Mutange. O DGPS (Differential Global Positioning System) foi instalado na segunda-feira (11), depois do rompimento.

Às 13h15 de domingo (10), a cavidade rompeu, o que foi percebido em um trecho da Lagoa Mundaú. No momento, o instrumento foi perdido.

“Equipamento que foi instalado nas proximidades da mina 18 após 24h de calibração iniciou o envio de dados para a base de monitoramento da Defesa Civil de Maceió. Contudo, os dados ainda são inconsistentes”, informou a Defesa Civil.

Sobre o assunto, o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre, explicou que há necessidade de aproximadamente dez dias para verificar a precisão a situação. "Temos a responsabilidade de fazer análises cuidadosas para não emitir informações equivocadas”, salientou.

De acordo com a Prefeitura de Maceió, o acompanhamento das demais cavidades segue ativo. Os demais equipamentos apresentam, até o momento, normalidade. Apenas o DGPS, que media a movimentação da mina 18, foi perdido.

O órgão afirmou que vai analisar dados em tempo real, com uma rede de dispositivos que conseguem perceber mudanças do solo em milímetros.


Fonte: GazetaWeb

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois