Notícias

Ministros de Lula desembarcam em AL para acompanhar ações emergenciais

Por Elisângela Costa em 10/07/2023 22:51:03

Uma comitiva de ministros de Estado desembarca em Alagoas, nesta terça-feira (11), para acompanhar os trabalhos de recuperação que ocorrem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas. A comitiva é composta pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e dos Transportes, Renan Filho.

Pela manhã, os ministros devem sobrevoar as cidades atingidas e visitar um abrigo em Murici, na Zona da Mata de Alagoas. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) já estão no estado desde sábado (8) para dar apoio às equipes da Defesa Civil local e de prefeituras.

"Já declaramos a situação de emergência em vários municípios e estamos oferecendo todo o suporte do Governo Federal”, destacou o ministro Waldez Góes. “Nossos técnicos da Defesa Civil Nacional estão desde sábado em Alagoas. Mais uma vez, por orientação do presidente Lula, a nossa prioridade absoluta no primeiro momento é o auxílio e a segurança da população”, completou.

A vinda do Gade para Alagoas tem como objetivo avaliar as necessidades de cada município, ajudar os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência e a elaborar os planos de trabalho para liberação de recursos para assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais, para que as cidades retomem a sua normalidade.

Nesta segunda (10), foi realizada reunião do grupo com gestores da cidade de Maceió, Atalaia, Joaquim Gomes, Coqueiro Seco, Passo do Camaragibe e Santa Luzia do Norte sobre os procedimentos a serem adotados para a solicitação de assistência humanitária, limpeza urbana e ações de restabelecimento. A medida deve se estender pelos próximos dias com outros municípios afetados pelo desastre.

No fim de semana, houve um encontro na Secretaria de Defesa Civil de Alagoas, onde foram abordados temas sobre as formas de apoio, por meio de aeronaves, embarcações, viaturas e militares, assim como mobilização para auxílio no preenchimento de formulário para cadastramento no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e organização dos planos de trabalho para ações referentes à assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.


Fonte: GazetaWeb


Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois