O tráfego de veículos nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Avenida Fernandes Lima, onde estão localizados dois dos principais corredores de trânsito de Maceió, começou a ser monitorado com o auxílio de inteligência artificial. O projeto faz parte de uma iniciativa da petroquímica Braskem.
Os dados são processados no Centro de Controle Operacional (CCO), que integra o sistema de semaforização inteligente. Os semáforos calculam, em tempo real, o intervalo adequado para cada cruzamento.
As informações de velocidade e volume de veículos são coletadas por câmeras acopladas aos semáforos e enviadas via internet para o CCO, instalado na sede do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
No local, os técnicos treinados monitoram o fluxo de veículos e fazem ajustes em caso de necessidade. A equipe também gera relatórios periódicos para avaliar a situação do tráfego e ajustar a operação caso necessário.
Bernardo Limongi, diretor da SinalVida, explicou como funciona este tipo de tecnologia na prática. “Tudo acontece de forma autônoma, sem a interferência dos operadores. Isso permite aos gestores de trânsito acompanhar o tráfego e tomar decisões, inclusive fazendo intervenções emergenciais nos cruzamentos, em caso de problemas na rede elétrica, acidentes ou protestos, por exemplo”, disse ele.
A empresa especializada em semaforização foi contratada pela Braskem para fazer a implantação da tecnologia, treinar os agentes do DMTT e oferecer assistência durante os primeiros 18 meses, após a implantação do sistema no CCO.
O Centro de Controle conta com seis estações de trabalho, cada uma com dois monitores, e um sistema integrado com seis telas de 49 polegadas.
Semáforos inteligentes
Os semáforos inteligentes estão distribuídos em 30 cruzamentos, desde o viaduto da BR-316, na Durval de Góes Monteiro, até a Praça do Centenário, na Av. Fernandes Lima. Destes, 10 são exclusivos para pedestres e um é direcionado para retorno de veículos.
Pacote de mobilidade
A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental. As ações são planejadas pelo Município, executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem e fiscalizadas pelo poder público. O orçamento é de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente.
Além do sistema de semáforos inteligentes, os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; e drenagem de águas pluviais.
Compromissos com Maceió
Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas e outras ações e programas desenvolvidos desde 2019, a empresa organizou seus 10 compromissos, nas frentes social, urbanística e ambiental. As ações para melhoria da mobilidade urbana integram o compromisso número 8 da Braskem com Maceió – compensação e requalificação de espaços de convívio social das áreas afetadas e da mobilidade urbana.
As iniciativas integram os cinco acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos. O detalhamento das ações está disponível na plataforma Compromissos com Maceió.
Fonte: GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade