Uma mulher de 40 anos, que tem dois filhos, doou o útero para a sua irmã caçula, de 34 anos, para que ela pudesse realizar o sonho de ser mãe. Este foi o primeiro transplante de útero realizado no Reino Unido, e foi um sucesso, segundo os médicos.
O transplante foi realizado em fevereiro deste ano, mas só foi divulgado nos últimos dias pela BBC. O caso aconteceu no Hospital Churchill, em Oxford, na Inglaterra.
A receptora e a doadora preferiram manter o anonimato, de acordo com a fonte da notícia. A irmã mais nova não podia ter filhos por causa da síndrome de Rokitansky, uma doença congênita que faz com que as mulheres nasçam sem útero.
Apesar disso, a receptora tem ovários e produz os próprios óvulos. Alguns deles, inclusive, já foram coletados e congelados para a realização de fertilização in vitro, e devem ser implantados ainda este ano.
O procedimento do transplante de útero levou 18 horas, e as irmãs tiveram alta 10 dias depois. Segundo os médicos, o útero transplantado está “totalmente funcional”, e a irmã caçula tem 80% de chances de ter uma gravidez bem-sucedida.
Fonte: CNN
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade