Sete pessoas foram presas numa operação deflagrada na manhã desta terça-feira (14) com o objetivo de prender suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Alagoas e em Pernambuco. Cinco prisões aconteceram em Maceió e duas no município de Cupira, no estado vizinho.
A ação, denominada de Propano, foi coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com a integração entre as polícias Civil e Militar para cumprir 12 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão nos bairros do Clima Bom, Vergel do Lago, Ponta Grossa e Fernão Velho, em Maceió, além de Marechal Deodoro e na cidade de Cupira.
De acordo com as investigações, tocadas pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, a organização criminosa atuava na prática de tráfico de entorpecentes e comércio ilegal de outras substâncias de uso controlado. Com base nas provas técnicas produzidas, a DEIC representou os mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
A operação ganhou o nome de Propano para fazer relacionar os integrantes da organização criminosa com um dos maiores criminosos de Alagoas, morto em 2016 ao entrar em confronto com as forças policiais do estado, o Eraldo do Gás. O nome Propano foi então escolhido pelo fato do composto químico ser o principal substrato do gás de cozinha.
Efetivo empregado
Para o cumprimento dos mandados foram empregados policiais militares dos 1º, 4º e 5º Batalhões, do Batalhão de Guardas (BPGd), Batalhão de Trânsito (BPTran), Batalhão de ROTAM e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A Polícia Civil empregou policiais do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), da Delegacia de Narcóticos (DNARC) e DEIC.
A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir com o trabalho da Segurança Pública realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas, dentre outros crimes, por meio do Disque Denúncia. As ligações para o 181 são gratuitas e o sigilo é garantido.
*Com assessoria da SSP
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade