Notícias

Oportunidade: Equatorial Alagoas abre inscrições para Escola de Eletricistas 2025

Por Elisângela Costa em 28/12/2024 10:01:19

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Fomentar a qualificação profissional voltada à distribuição de energia elétrica e impulsionar a geração de emprego e renda para os alagoanos. Esses são alguns dos objetivos da Equatorial Alagoas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), com o programa Escola de Eletricistas que, nesta sexta-feira (27), abre inscrições para a edição 2025 com novas turmas em Maceió e Arapiraca.

Ao todo, serão ofertadas 75 vagas sendo 50 na capital e 25 no interior do estado. A capacitação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) nas categorias B ou C definitiva e dentro do prazo de validade.

Impulsionando a geração de emprego

Desde o início do projeto, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas já formou 1.617 novos profissionais para atuar no setor elétrico em todos os sete estados de concessão do Grupo.  Em Alagoas, 203 novos profissionais foram formados nos municípios de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.

Um levantamento realizado pela Equatorial apronta que cerca de 80% dos profissionais formados em Alagoas foram absorvidos pela Distribuidora ou suas empresas parceiras que atuam no seguimento de energia elétrica no estado.

“O programa tem um impacto enorme na vida das pessoas, pois impulsiona e potencializa a empregabilidade dos participantes, promovendo a educação e qualificação profissional, para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial. Estamos felizes em finalizarmos o ano com tantos resultados positivos e de estarmos presenteando os alagoanos com mais uma edição desse programa que tem transformado a vida de centenas de pessoas”, mencionou o presidente da Equatorial Alagoas, Fernando Pompeu.

Vale ressaltar que a participação no curso de formação não é garantia de contratação. Todo processo dependerá da disponibilidade de vagas e da performance do aluno.

Sobre o curso e oferta de ajuda de custo mensal

O curso de formação, que será ministrado pelo Senai, possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas de aulas teóricas e práticas. Além disso, serão aplicadas 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes.

A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 680,00 para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Como funcionará o processo seletivo?

Para conhecer o edital e fazer parte do processo seletivo basta acessar o site www.escoladeeletricistaseqtl.com.br, selecionar o Estado de Alagoas e o município onde deseja realizar a capacitação. Vale ressaltar que esse processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de aprovados, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no mesmo site das inscrições, de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município.

Sustentabilidade – O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.

Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.


*Por: Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois