Com a chegada do clima festivo e com a contagem regressiva para o final do ano, o mercado de trabalho de vê cada vez mais aquecido com uma oferta significativa de vagas temporárias, gerando oportunidades para quem busca ingressar ou voltar ao cenário profissional. As oportunidades surgem em uma variedade de setores, desde atendimento ao cliente e vendas até logística e apoio administrativo.
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a oferta de empregos temporários no Natal deverá ser a maior já registrada desde o ano de 2013. A expectativa é de um aumento de 5,6% nas vendas em relação a 2022, com a estimativa de contratação de 108,5 mil trabalhadores temporários. Esse número fica atrás, apenas, do que foi registrado há dez anos, quando foram abertas 115,5 mil vagas, tendo ainda uma projeção de efetivação de 14,2% dos temporários, um número maior que no ano passado, quando 12,3% foram contratados em definitivo no varejo.
Sobre o tema, Cada Minuto conversou com a Gestora de Recursos Humanos, Mestra em Gestão do Potencial Humano e Professora Universitária, Cris Paiva, que explicou melhor como se comporta o mercado durante os períodos festivos de fim de ano, e quais as recomendações não só para quem concorre a uma vaga de emprego, mas também para quem contrata o colaborador.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Diante deste cenário com o surgimento de mais vagas temporárias nos mais variados setores, o que podemos projetar em termos de lucro para o Mercado?
– Com as festas do final de ano e pagamento do 13º salário para os empregados celetistas e servidores públicos, temos um cenário que gera aumento de lucro nas empresas e ocasiona um impacto positivo nas contratações pelas demandas que surgem em todos os setores influenciando no crescimento econômico.
Com o aumento das vagas para funcionários temporários, como as empresas podem se preparar para essa demanda ainda maior que em 2022?
– O planejamento para a contratação dos novos funcionários é fundamental, e também recomendo processos seletivos para banco de talentos já que é uma estratégia que possibilita uma contratação mais ágil a partir do surgimento da vaga, ações realizadas pelo responsável por Recrutamento e Seleção.
Caso a empresa não tenha um setor responsável por Recrutamento e Seleção, as parcerias com agências de recrutamento, escolas de cursos profissionalizantes e faculdades ajudam no processo de recrutamento dos novos talentos.
O Planejamento antecipado para as necessidades sazonais, incluindo orçamentos de uniformes, investimentos em treinamentos dos novos talentos, análise de custos com salários, encargos, benefícios legais e espontâneos, se for o caso. Estratégias que reduzem o estresse no período que as demandas surgirem, visto que existirá uma previsão de contratações e investimentos necessários para manter o colaborador na empresa seguindo a legislação trabalhista.
Apesar do surgimento das vagas temporárias representarem um crescimento em relação ao ano passado, qual o impacto que o mercado pode sofrer após o período mais aquecido do ano, uma vez que nem todos os contratados serão efetivados?
– É um fato que após o término do período sazonal, as empresas podem reduzir o quadro de funcionários, com isso os colaboradores temporários podem enfrentar o desafio de encontrar um novo emprego após o término do contrato, resultando em períodos de desemprego.
Vale ressaltar que o temporário pode ser efetivado de acordo com o seu desempenho e entregas na empresa, costumo dizer que as organizações não querem perder profissionais que se destacam, então é uma oportunidade para que os “temporários” se dediquem e conquistem a oportunidade de permanecerem na empresa. Para os que não conquistarem a vaga, vale atualizar o currículo para a busca de novas oportunidades.
No momento atual, qual o perfil mais comum buscado pelo contratante? O critério de idade e experiência de trabalho ainda surge como o principal fator no ato da contratação?
– O perfil está muito ligado ao cargo que será ocupado, mas podemos destacar as Soft Skills que normalmente são mais buscadas independente da vaga: Flexibilidade, Proatividade, Gerenciamento de Tempo, Ética, Comunicação Assertiva, Inteligência Emocional, que sempre precisam também de um alinhamento com os valores organizacionais. Já as Hard Skills que são ligadas estão ligadas diretamente a vaga, já que estão relacionadas com as capacitações técnicas, ou seja, o que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, entre outros.
O critério experiência é muito utilizado em várias empresas, mas ainda temos aquelas que preferem contratar o profissional sem experiência para capacitá-lo. Quando o assunto é idade, estamos em um momento que Diversidade e Inclusão viraram pautas de muitos eventos estratégicos, mostrando que as competências tem um peso maior do que a idade, mas acaba sendo algo ligado a cultura organizacional, muitas empresas desconsideram o fator idade analisando apenas as habilidades do profissional, mas outras especificam uma faixa etária dos profissionais que querem contratar.
Existe uma projeção maior que em 2022 para a efetivação de colaboradores temporários. Quais as dicas para que o funcionário temporário possa ser contratado em definitivo, tendo ele vista que muitos estão em busca do primeiro emprego e outros, em alguns casos, já são considerados de “idade mais avançada”?
– Um profissional considerado pelas empresas como “o completo”, na visão das habilidades híbridas (soft e hard skills), é aquele que sabe aliar suas habilidades técnicas às suas competências pessoais e se sobressair em na área de atuação. Infelizmente muitos profissionais são contratados pelas competências técnicas, hard skills, e demitidos pela ausência das competências comportamentais soft skills.
As dicas são: conheça a empresa e os desafios, verifique se os valores organizacionais estão alinhados com os seus, seja comprometido(a), pontual, cumpra prazos, comunique-se com os pares e líderes, e trabalhe dentro dos normativos da empresa. Detalhe, a idade normalmente não interfere nessa escolha, e sim as entregas feitas pelo profissional alinhadas com o relacionamento interpessoal, entrega das metas, comunicação assertiva, comprometimento e proatividade.
Fonte: CadaMinuto
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade