Com as chuvas intensas desde o fim de semana em Maceió, os órgãos municipais estão em alerta máximo. Na Defesa Civil Municipal, as equipes estão trabalhando nas ruas para vistoriar áreas de risco, interditar casas e encostas, além de executar outros serviços essenciais. Além disso, estão monitorando de perto a situação para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.
Inclusive, na segunda-feira (8), duas casas foram interditadas pelo órgão municipal devido ao risco iminente de desabamento de uma árvore e uma barreira, na Rua da Nascença, na Santa Amélia, parte alta de Maceió. O Corpo de Bombeiros também acompanhou a ação.
“Dois imóveis foram interditados devido ao risco iminente de desabamento. O buraco tem aproximadamente 40 metros de profundidade”, informou a Defesa Civil. Ainda segundo o órgão, as famílias das residências foram abrigadas em casas de parentes.
Locais com encostas também são preocupação para a Defesa Civil de Maceió, que mapeia, com mais atenção, cinco áreas com maiores riscos: Jacintinho, Feitosa, Chã da Jaqueira, Benedito Bentes e Chã de Bebedouro. Como medida para garantir a segurança da população, têm sido aplicadas lonas nas encostas com o objetivo de proteger as áreas vulneráveis e minimizar os impactos das chuvas.
Somente em 2024, desde janeiro, foram contemplados 110 pontos. Essas ações, aliadas às obras de engenharia e proteção de encostas, resultaram em uma significativa redução de ocorrências. Em 2021, foram registrados 370 deslizamentos; em 2022, 399; e em 2023, 156. Até o momento, em 2024, foram registrados apenas 80 casos.
A aplicação de lonas visa evitar que a água da chuva infiltre nas encostas, reduzindo sua suscetibilidade a deslizamentos. Trata-se de uma medida temporária enquanto as obras de contenção não são iniciadas, protegendo a população de desastres.
SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO E RECONSTRUÇÃO
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que está diariamente pelos bairros de Maceió realizando serviços de recuperação, reconstrução, implantação e desobstrução de galerias de águas pluviais. O órgão ressaltou, ainda, que está com atenções voltadas para os pontos de alagamento que podem surgir com as fortes chuvas que caem sob a capital, com equipes nas ruas, atuando na desobstrução da rede de drenagem.
“Somente nos seis primeiros meses de 2024, 2 mil toneladas de entulhos foram retiradas das tubulações de drenagem. No ano de 2023, mais de 3 mil toneladas de entulhos foram removidas para melhorar o fluxo da chuva pelas tubulações, que ficam obstruídas por causa de resíduos descartados irregularmente”, informou a pasta.
Além disso, o órgão segue com equipes da Operação Tapa-Buraco atuando ativamente na manutenção de vias, mesmo durante o período chuvoso. As equipes seguem realizando reparos em diversos pontos da capital.
DADOS
Em um ano, desde 2023, a Prefeitura de Maceió já executou serviços de proteção e contenção em 24 encostas. Atualmente, a gestão municipal está executando trabalhos de contenção em cinco locais: além da Leste-Oeste, na Chã do Bebedouro; na Grota da Alegria, no Benedito Bentes; na Grota da Macaxeira, no Jacintinho; e no João Sampaio, no bairro Petrópolis.
Fonte: GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade