Notícias

Países trabalham para evacuar seus cidadãos após ataque do Hamas

Por Elisângela Costa em 12/10/2023 15:22:03

Autoridades de todo o mundo estão empregando grandes esforços para evacuar os seus cidadãos de Israel após os ataques do Hamas. Empenho para voos de repatriamento tem gerado grande movimentação aérea visando o retorno dos repatriados à medida que a crise se desenrola.

Índia

Um voo fretado está programado para pousar em Tel Aviv na noite de quinta-feira (12) e reunirá aproximadamente 230 cidadãos indianos, disse Arindam Bagchi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em entrevista coletiva na quinta-feira. O voo “provavelmente” retornará à Índia na manhã de sexta-feira.

Nepal

O Ministério das Relações Exteriores do Nepal evacuou até agora 253 estudantes nepaleses que estavam em Israel. Uma publicação em várias plataformas de mídia social informam que um voo transportando os estudantes decolou de Tel Aviv na quinta-feira (12).

Dez estudantes de agricultura nepaleses foram mortos quando o Hamas atacou um kibutz no sul de Israel, disse o embaixador do Nepal em Israel, Kanta Rizal, à CNN. Três estudantes ficaram feridos no ataque e estão se recuperando em um hospital, enquanto um estudante continua desaparecido, segundo o embaixador.

Cerca de 200 dos cerca de 4.500 cidadãos nepaleses que trabalham como cuidadores de idosos em Israel já solicitaram ao governo nepalês a opção para serem evacuados, disse Rizal à CNN.

Colômbia

Um avião transportando 110 cidadãos colombianos já deixou Tel Aviv, disse o Ministério das Relações Exteriores do país, acrescentando que os passageiros mudariam de avião em Lisboa antes de chegar à Colômbia. O governo continuará a coordenar os esforços de evacuação, disse o ministério em um comunicado.

Chegada de ajuda humanitária

Um avião que transporta ajuda médica para Gaza partiu na manhã de hoje da Jordânia, segundo comunicado da Organização de Caridade Hachemita, uma agência estatal de ajuda humanitária.

A ajuda inclui medicamentos e suprimentos médicos para hospitais e agências de saúde que operam no território palestino, disse o Dr. Hussein Al-Shibli, secretário-geral da instituição.

O voo passa primeiro pelo Egito e depois chegará ao local do conflito, onde será entregue às autoridades médicas de Gaza através da passagem fronteiriça de Rafah, segundo o comunicado.

Rafah é a única passagem na fronteira com o Egito. Desde terça-feira, as autoridades palestinas em Gaza informaram que ela havia sido fechada devido a ataques aéreos israelenses. Ainda não está claro se a passagem de Rafah está aberta ou não.


Fonte: CNN

Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade

Perguntar Depois