Após ser empossado na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde deste domingo (1º), o governador Paulo Dantas (MDB) seguiu para o Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, onde empossou o secretariado. A equipe do primeiro escalão é formada por 14 mulheres e 13 homens, compondo o único governo estadual no Brasil com maioria feminina no secretariado.
Em seu discurso, Paulo cobrou comprometimento e reforçou as metas de seu governo. “Resultados que tem um objetivo central e claro, que é atender a população alagoana, especialmente a população que mais precisa”, destacou.
Entre os projetos citados pelo governador, ele anunciou a criação da secretaria executiva de concessões, que deve cuidar da questão da universalização do saneamento básico e da distribuição de água potável. Paulo afirmou que esta é uma pauta fundamental para o desenvolvimento de Alagoas e que, com a criação da secretaria executiva de concessões, terá a conclusão rapidamente.
Paulo também agradeceu ao vice-governador Ronaldo Lessa por ter acreditado no projeto e disse que precisou muito da experiência dele durante a eleição, além de afirmar que vai precisar ainda mais durante os próximos quatro anos. “Você por onde passou sempre teve um olhar humano, sempre foi um homem que valorizou as mulheres, as minorias, valorizou quem mais precisa. Então, é por essa razão que nós vamos compartilhar muitos projetos e muitas ideias juntos”, relatou.
Secretariado do novo governo de Alagoas tomou posse neste domingo - Foto: Secom Alagoas
A secretária-chefe do Gabinete Civil, a jornalista Luiza Barreiros, discursou em nome dos secretários empossados e se disse honrada em representar seus colegas, tendo em vista a simbologia das mulheres serem maioria no primeiro escalão. “Mulheres continuam fazendo história”, frisou Barreiros.
A chefe do Gabinete Civil lembrou dos desafios da gestão e citou o momento em que fortes chuvas assolaram Alagoas em 2022. “Nós arregaçamos as mangas, fomos ao auxílio do alagoano com muito trabalho, comprometimento e solidariedade. E foram dias de luta, e temos muito orgulho de participar de um governo que tem empatia e que não joga para debaixo do tapete a dívida histórica da exclusão social a ser vencida por todos”, afirmou.
Barreiros destacou ainda o compromisso social do governo de Paulo. “Firmamos um pacto social contra ela, um pacto contra a fome. Foram milhares de cestas entregues, milhares de refeições servidas, empregos fomentados, renda gerada”, elencou.
Os nomes dos secretários e demais cargos de primeiro escalão foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (1°). O governador manteve os comandos da Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil. Paulo também criou a secretaria extraordinária, a secretaria da Primeira Infância, que será ocupada pela sua filha, a médica Paula Dantas.
Outras secretarias criadas por Paulo e já anunciadas anteriormente foram a da Pessoa com Deficiência, a de Turismo e a da Indústria, Comércio e Serviços. Estas duas últimas são resultado do desmembramento da antiga Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
A jornalista citou ainda a sensibilidade de Paulo em ouvir as demandas dos alagoanos e recordou momentos do governo, como a visita de indígenas alagoanos que iriam à Europa e foram antes ao Palácio República dos Palmares. Barreiros também falou sobre os anúncios de redução da violência. A secretária terminou o discurso dizendo que o faria brevemente, porque amanhã é segunda-feira e no governo de Paulo eles não param.
O vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) destacou a capacidade de liderar de Paulo e disse acreditar que ele seja capaz de corrigir os erros que outras pessoas não foram capazes de corrigir. Lessa afirmou que Paulo tem dado aula com as atitudes e decisões que tem tomado. O vice-governador se disse ainda feliz e esperançoso.
Fonte: Secom Alagoas
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade