Polícia Civil de Alagoas. Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil de Alagoas tem registrado casos de fraudes bancárias, onde criminosos usam dados de terceiros para abrir contas em bancos digitais, fazer cartões de crédito e aplicar golpes.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima só descobre que foi enganada quando precisa de serviços bancários, como um cartão de crédito, e se depara com seu nome sujo por dívidas. Também pode descobrir que já tem uma conta em um banco digital em seu nome ou, em casos mais graves, receber uma intimação relacionada a fraudes com seus dados.
O delegado Sidney Tenório explica que a grande quantidade de bancos digitais, a fragilidade na segurança para abrir novas contas e a facilidade de acesso aos dados pessoais tornam esse tipo de fraude mais comum.
Como se precaver
O Banco Central oferece um site de consulta pública, onde é possível verificar gratuitamente informações como empréstimos em seu nome, contas bancárias, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e transações de compra ou venda de moeda estrangeira.
Caso encontre alguma transação desconhecida, entre em contato com a instituição, informe que não reconhece a conta, envie a documentação solicitada e registre um boletim de ocorrência.
Consulte aqui e descubra as transações em seu CPF.
*Com GazetaWeb
Gostaríamos de utilizar cookies para lhe assegurar uma melhor experiência. Você nos permite? Política de Privacidade